Unicef reforça parceria com SEAS

Seas e Unicef: colaboração e parceria.

A secretária Márcia de Souza Sahdo recebeu na quarta-feira (09), a Chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, em Manaus, Luiza Teixeira, que apresentou o projeto Selo Unicef. O objetivo do Selo é reduzir as desigualdades sociais na Amazônia Legal a partir de projetos desenvolvidos pelo poder público e pela mobilização da população. Participaram da reunião, a Secretária Executiva  Maria Joseilda da Silva Pinheiro e Secretária Executiva Adjunta da Seas, Fernanda Ramos Pereira e o oficial de Educação do Unicef Manaus, Matheus Malta Rangel.

O Selo Unicef já está sem sua terceira edição no Amazonas. Dos 62 municípios que compõem o Estado, 46 participam de ações que abrangem o combate ao trabalho infantil, o abandono da escola, a falta de água e saneamento escolar e outros desafios relacionados a infância e a adolescência. Luíza Teixeira disse que o objetivo da visita foi reforçar o apoio do Governo do Estado por meio da SEAS, para que o trabalho desenvolvido pelo Unicef nos municípios sejam cada vez mais apoiados. “Iremos disponibilizar as informações de que dispomos para as SEAS para que nossa parceria possa ser fortalecida. Contamos com o apoio da secretária para que essas ações sejam estimuladas nos municípios junto aos prefeitos e também à população”.

Outro tema discutido na visita foi a Plataforma do Centros Urbanos que objetiva reduzir as desigualdades sociais. A iniciativa que iniciou em 2017  se estende até 2020 em 10 capitais brasileiras:  Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Sua implementação é realizada em parceria com os governos municipais e estaduais a partir de vários atores que articulam ações de uma agenda comum. A redução dos homicídios de adolescentes, o enfrentamento da exclusão escolar e a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes são algumas ações previstas na terceira edição da plataforma.

A Secretária Márcia Sahdo destacou a importância da parceria com o Unicef, uma vez que a organização dispõe de uma metodologia que reúne informações valiosas que ajudarão muito o trabalho da SEAS junto às crianças e adolescentes. “Todas as informações voltadas para este segmento são muito bem-vindas. O Unicef possui um importante diagnóstico na área da educação e da saúde, por exemplo, que são importantes que possamos identificar e trabalhar em nossa gestão”.