Seas reúne 61 municípios do Amazonas na etapa estadual do ‘FNAS pelo Brasil’

Texto: Ana Luiza Santos / Foto: Jimmy Christian

Gestores municipais e técnicos da assistência social de todo o Amazonas participaram do ‘Fundo Nacional da Assistência Social – FNAS pelo Brasil’, realizado nesta sexta-feira (05/04), em Manaus. Ao todo, 61 municípios estavam no evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das 8h às 17h.

O FNAS pelo Brasil é um assessoramento técnico que reúne gestores e contadores municipais responsáveis pelos fundos de Assistência Social. O evento é uma ação do Governo Federal e foi organizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).

Entre os presentes estava o diretor executivo do FNAS, José Arimateia de Oliveira, que destacou a importância de considerar as particularidades do estado ao pensar e executar políticas públicas da assistência social.

“O Amazonas é um estado grande, precisamos que esses recursos sejam utilizados levando em conta todas essas especificidades. Por isso a importância dos gestores aqui hoje, para que aprimorem seus conhecimentos, reconheçam as potencialidades de seus territórios e descubram o melhor caminho para atender a população”, disse.

A titular da Seas, Kely Patrícia, elogiou a iniciativa do Governo Federal e frisou a importância de qualificar ainda mais os gestores responsáveis pela execução dos recursos no Amazonas.

“Estamos sempre buscando uma melhor execução dos recursos para atender a população usuária do Sistema Único de Assistência Social (Suas), qualificando os serviços e programas. É extremamente importante ver que 61 municípios estão aqui nesse evento. Demonstra o comprometimento de todos na construção de um estado melhor e mais eficiente”, afirmou.

O FNAS é um dos pilares dentro da estrutura organizacional da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), esta que integra o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O SNAS é o órgão responsável pela gestão nacional da política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Criado por meio da Lei nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993, o FNAS desempenha um papel crucial no âmbito da assistência social com inúmeros programas e projetos voltados para o desenvolvimento social. O principal objetivo é proporcionar recursos e meios para financiar o benefício de prestação continuada e apoiar serviços, programas e projetos de assistência social.