Seas realiza palestra sobre câncer de colo do útero para servidores

Texto e foto Candido Miranda

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou, nesta quarta-feira (27/03), uma palestra sobre o Câncer do Colo do Útero para os servidores, com o objetivo de conscientizar para a prevenção da doença. A palestra foi realizada no auditório Dorinha Prado, na sede da secretaria.

Março é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O evento contou com a participação da presidente do instituto Lute Como Uma Garota, Brenda Graziela Sousa de Oliveira, que compartilhou a sua história de vida ao ser diagnosticada com câncer aos 24 anos. Com o diagnóstico precoce, ela conseguiu ser tratada rapidamente.

Além dela, também participou do evento como palestrante a dra. Mônica Bandeira de Melo, ginecologista e oncologista da fundação Cecon (FCecon) e idealizadora do Centro de Prevenção ao Câncer de Útero (CepColu). Ela alertou sobre a importância de se proteger contra DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero.

De acordo com o secretário-executivo da Seas, Anderson Souza, palestras como essas são de extrema importância para conscientizar as pessoas para a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

“Ainda estamos no Março Lilás, mês de conscientização para o câncer de colo do útero e não podemos deixar de falar desse assunto com as nossas servidoras e também os servidores. Precisamos cada vez mais nos conscientizar para essa doença”, destacou.