Seas promove curso gratuito de Libras para servidores

Texto: Cândido Miranda e Margarida Galvão / Foto: Cândido Miranda

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) está realizando um curso básico de Libras para os servidores e servidoras da assistência social. Com carga horária de 60 horas, dividido em duas etapas, presencial e online pelo Google Classroom. O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e tem como objetivo aprimorar o atendimento ao público, especialmente às pessoas com deficiência auditiva.

Na abertura, realizada na tarde dessa quinta-feira (18/04), no auditório Dorinha Prado, a titular da Seas, Kely Patrícia, destacou o compromisso do órgão com a inclusão e a importância da comunicação acessível. A secretária avalia que a comunicação é o que de mais importante às pessoas têm. “Um casal só briga porque um não entende o outro”, exemplifica.

Conforme Kely Patrícia, o curso de Libras que a Seas está promovendo visa ampliar o leque de atendimento que esta secretaria pode fazer à população. “Que este seja o primeiro passo em uma jornada de aprendizado contínuo e compromisso com a inclusão. Obrigado a todos por se dedicarem a essa importante causa”, assinala.

A secretária destacou ainda que prender Libras não é apenas saber dominar uma língua, mas quebrar barreiras e garantir que todos tenham acesso aos serviços oferecidos pela Seas, “Um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.

Ao longo deste curso, os servidores e servidoras da assistência social não apenas irão aprender sinais, mas também irão cultivar empatia e compreensão. “Estaremos capacitando não apenas a nós mesmos, mas também aqueles que dependem de nós para receber assistência de qualidade.”, concluiu Kely Patrícia.