Seas faz palestras em alusão ao Novembro Azul em unidades do Prato Cheio

Texto: Juliana Siqueira / Fotos: Jimmy Christian

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realizou, nesta semana, palestras de conscientização para a campanha do Novembro Azul, em três unidades do programa Prato Cheio. Nesta sexta-feira (18/11), a ação foi realizada na cozinha popular do bairro Aleixo, zona sul de Manaus.

Além disso, o serviço de orientação também alcançou os restaurantes populares dos bairros Centro, na quarta-feira (16/11), e Compensa na quinta-feira (17/11).

As palestras visam alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer de próstata. De acordo com a assistente social, Érica Pinheiro, que ministrou as palestras, as unidades da Compensa e do Centro são as que concentram maior número de usuários homens.

“O objetivo é levar informação e conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce de doenças crônicas. As unidades do Pratos Cheio do Centro e da Compensa, têm maior contingente de usuários homens. Essas palestras são um meio de atingir esse público masculino. Por cerca de 30 minutos, eles tiram dúvidas, me procuram pra dizer que vão atrás de ajuda médica”, explicou a assistente social.

O trabalho de orientação inclui o autocuidado, exames de rotina com o médico especialista, explicação de como o câncer de próstata ocorre, primeiros sintomas e sintomas mais graves, além dos métodos de prevenção.

Para o aposentado Carlos Alberto de Souza, de 72 anos, palestras como essas são de extrema importância para motivar a população masculina a realizar o exame de próstata, visto que, muitos ainda têm preconceito.

“É importante pro homem, principalmente, porque quem tem preconceito, passa mal, porque não busca o médico para saber o que precisa fazer. Os homens precisam se cuidar, quem se cuida pode viver mais”, disse Carlos Alberto, que almoça com frequência no Prato Cheio.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que tem como público alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1 real, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.