Seas discute aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social em reunião de gestores

Texto: Ana Luiza Santos/ Foto: Divulgação/Seas

 

Nesta quarta-feira (13/03), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) participou da 23ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). O encontro foi realizado de forma virtual e reuniu gestores federal, estaduais e municipais da Assistência Social.

Entre os temas discutidos estava o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o reordenamento do Programa Criança Feliz (PCF), que promove o desenvolvimento infantil integral, com atendimento desde a gestação até os 6 anos de idade.

No Amazonas, o programa está em 59 dos 62 municípios. Em 2023, o PCF atendeu mais de 13 mil famílias e realizou, no total, 377 mil visitas domiciliares. O programa atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, participou da reunião e destacou a importância dos debates em todas as esferas para garantir a efetividade dos serviços, programas e benefícios voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Esse diálogo entre tantas instâncias que gerem o Suas é fundamental para que possamos, cada vez mais, aprimorar o sistema para melhor atender aqueles que dele precisam”, disse.