Seas discute ações de segurança alimentar com líderes de Beruri

Texto: Emanuel Siqueira/ Foto: Miguel Almeida

Uma comitiva de Beruri (a 173 quilômetros da capital) esteve nesta quarta-feira (1º/09) na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em Manaus, para discutir novas ações de segurança alimentar e nutricional com foco no atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Participaram do encontro com a titular da Seas, Alessandra Campêlo, a prefeita Dona Maria (MDB), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Beruri, Natan Saldanha (MDB), a vereadora Ester Lima (PP), e o secretário municipal de Assistência Social, Rogério Leal, além de outros técnicos da prefeitura.

Segundo a secretária Alessandra Campêlo, a comitiva busca junto ao Governo do Estado novas medidas para enfrentamento dos impactos sociais causados pela pandemia. O número de famílias que necessitam de cadastro em programas sociais aumentou e o Executivo tem dado respostas imediatas, como o Auxílio Estadual da Pandemia, o Auxílio Emergencial Enchente e a distribuição de cestas básicas nas comunidades mais distantes.

“A comitiva de Beruri reconhece o trabalho que o Governo do Estado já vem fazendo na área da assistência social, e veio aqui para pleitear novas ações, principalmente na área da segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade”, disse a gestora da Seas.

Alessandra colocou as equipes da secretaria para oferecer todo o suporte técnico para a Prefeitura de Beruri. Um dos desafios é a realização de uma grande campanha na modalidade busca ativa, para atualização do Cadastro Único, que é a porta de entrada para acesso a programas sociais, como Bolsa Família, além de Tarifa Social de energia elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Outras pautas – A comitiva de Beruri também tratou sobre o andamento do projeto da feira coberta que o município vai ganhar por indicação de uma emenda parlamentar de Alessandra, que é deputada estadual licenciada. A prefeita, os vereadores e o secretário de assistência social também pautaram a criação de novos auxílios estaduais e o apoio para a ampliação do projeto de revitalização da malha viária de Beruri.