Reunião na Seas discute avanços nas políticas de assistência social no Amazonas

Texto: Margarida Galvão Foto: Jimmy Christian

Secretários e representantes de 36 municípios amazonenses participaram, nesta segunda-feira (27/06), da segunda reunião de 2022 da Comissão Intergestora Bipartite (CIB/AM). A atividade aconteceu no auditório Dorinha Prado, na Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), e tratou sobre apoio técnico aos municípios, pagamento da segunda parcela do Cofinanciamento Estadual de 2022 e a entrega de equipamentos de informática destinadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A reunião da CIB/AM foi aberta pela secretária titular da Seas, Kely Patrícia Paixão; com a presença da secretária adjunta da Seas, Laudenise Batista de Oliveira, além de representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

O ponto alto da reunião foi o anúncio do pagamento às prefeituras municipais, da segunda parcela do Cofinanciamento Estadual de 2022, a partir da segunda quinzena de agosto. A primeira parcela foi paga em março. Neste ano, inicialmente, o orçamento para a assistência social era de R$ 7,3 milhões com a suplementação de R$ 5 milhões, resultando num montante de R$ 12,3 milhões. A verba é direcionada às ações de proteção social básica e de alta complexidade.

O critério para os municípios receberem o cofinanciamento é ter implantado pelo menos uma unidade do Creas. Os municípios têm também que estar com as prestações de contas em dia.