Representantes do Ministério da Justiça visitam abrigo para venezuelanos administrado pela Seas

Texto: Juliana Siqueira / Fotos: Jimmy Christian

O Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Saiaf), localizado no bairro Coroado, recebeu, nesta terça-feira (05/03), a visita institucional dos representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Federal. O abrigo é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e atende imigrantes venezuelanos oriundos do fluxo migratório.

Durante a visita, Paulo Illes e Bruna Pereira, técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conheceram o espaço e sua estrutura e entenderam como funciona a unidade de referência.

De acordo com a Diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Adriana Pellin, a visita foi importante para que os representantes do órgão federal possam conhecer de perto a estrutura da Seas destinada a abrigar imigrantes venezuelanos.

“A Seas é reconhecida como referência no trabalho executado no acolhimento de migrantes venezuelanos, refugiados e apátridas. Por isso, a visita do Ministério da Justiça se torna muito importante para possíveis parcerias, com intuito de aprimorar os serviços ofertados”, destacou Adriana.

O Saiaf Coroado oferece alojamento, com direito a café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, além de atendimento psicossocial, atendimento humanizado e apoio pedagógico. O abrigo conta com diversos serviços de apoio, entre os quais da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Cruz Vermelha, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Internacional para as Migrações (OIM).