Programa Criança Feliz realizou mais de 370 mil visitas domiciliares em 2023

Texto: Sidney Filho / Foto: divulgação Seas

Em 2023, o programa federal Criança Feliz (PCF), executado pelo governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), atendeu mais de 13 mil famílias e realizou, no total, 377 mil visitas domiciliares.

O programa visa o desenvolvimento infantil integral, com atendimento desde a gestação até os 6 anos de idade. No Amazonas, o programa está em 59 dos 62 municípios .

“O ano foi desafiador, mas as equipes do programa trabalharam incansavelmente para que as crianças tivessem seus direitos assistidos. Os técnicos, juntamente com as equipes municipais, estavam presentes com as famílias, trabalhando os pilares e objetivos do programa, fortalecendo cada vez mais a política de primeira infância no estado do Amazonas”, destacou a coordenadora estadual do programa Criança Feliz Camilla Parkei.

Por meio de visitas domiciliares, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças.

Uma das principais características do Criança Feliz é a intersetorialidade. Os visitadores são capacitados nas mais diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc.

“Nos municípios, por meio de seminários, palestras e fóruns, a pauta da primeira infância estava em discussão, informando a sociedade sobre a importância do investimento na fase onde forma-se a base do ser humano” destacou, Camilla.

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.