Mês da Mulher: Centros de Convivência realizam programação especial com serviços de autocuidado e empoderamento feminino

Texto: Margarida Galvão / Foto: Jimmy Christian

O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março e celebrado por todo o mês com ações de empoderamento feminino: Março Lilás, sobre a conscientização e combate ao câncer de colo do útero; Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março); além de palestras sobre bullying, fazem parte das ações a serem trabalhadas pelo Governo do Amazonas nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci).

Administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os sete aparelhos públicos, criados para estimular o fortalecimento de vínculos sociais e familiares em várias zonas de Manaus, vão celebrar também a Páscoa: com a realização de oficinas de bombons de chocolates com os integrantes dos grupos de convivência; a chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos ovos; e o culto com café compartilhado.

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, explica que a programação do mês de março, nos sete centros, está variada, com uma gama de oportunidades aos usuários, desde informações básicas, passando por atividades de lazer e de serviços de embelezamento. Desta forma, os profissionais de todos os aparelhos promovem a integração de famílias e comunidades, centralizando todo o trabalho na convivência e sociabilidade da população, fortalecendo vínculos.

Rita Abecassis, destaca ainda que cada centro foca na importância do empoderamento feminino, conscientiza sobre o combate ao câncer do colo de útero. Outro tema importante que vai ser tratado é a Síndrome de Down, assim como bulling, que será tratado por meio de palestras nos centros e nas escolas. “Teremos a Operação Átria, que é realizada em todo o país, cujos centros adotaram e vão promover ações, por meio de palestras sobre o combate à violência contra a mulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher”, disse. 

Programação

CECF André Araújo, bairro Raiz, zona sul

08/03 – Abertura do mês das mulheres como o tema: Mulheres que se inspiram I: Aulão temático de Ritmos e Pilates; Serviços de embelezamento; café compartilhado; distribuição de brindes; dinâmica de autocuidado, música ao vivo, às 9h, na quadra.

11/03 – Dando prosseguimento à programação com o tema: Mulheres que se inspiram II será realizado um aulão de pilates na Lagoa do Japiim. Em seguida terá uma palestra sobre Empoderamento feminino, na lagoa do Japiim. A programação inicia às 9h.

15/03 – Com o tema: Mulheres que se inspiram III, será realizada avaliação física para as mulheres com o Profº Paulo Wanderley, seguida de uma palestra sobre a Saúde da Mulher, às 9h, na quadra.

19/03 – Vai realizar uma palestra sobre bullying na Escola Estadual Milburges de Araújo, situada na Raiz, às 9h.

20/03 – Palestra no CECF sobre a importância da prevenção ao bullying, sala multiuso, às 14h.

21/03 – Oficina do Coelhinho com adereços de Páscoa com as crianças, sala multiuso, às 13h.

22/03 – Oficina para elaboração de ovos de Páscoa artesanais (ovos que serão utilizados para a brincadeira ‘caça ao tesouro’, no dia 26/03), na sala multiuso, às 13h.

25/03 – Culto Ecumênico em alusão à Páscoa, na sala multiuso, às 14h.

26/03 – Chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos Ovos de Páscoa, distribuição de brindes e brincadeiras, na quadra, às 14h.

27/03 – Palestra sobre alimentação Saudável e qualidade de vida, para usuários do CECF André Araújo, Sala Multiuso, às 14h.

 

CECF 31 de Março, bairro Japiim, zona sul

01/03 – Manhã Cultural com Bazar das Empreendedoras e Abertura do Março Lilás com palestra de Selly Pinto, na área de convivência, das 9h às 12h.

04/03 – Anamnese, diálogo entre o profissional de educação física e participantes das turmas de funcional e pilates, na quadra poliesportiva do centro, das 8h às 10h.

04 a 06/03 – Realização do Workshop Empoderadas – Mulheres 30+, com a palestrante Larissa Coutinho, na sala multiuso, das 8h às 10h.

06/03 – Aulão de Pilates no Parque Senador Jefferson Péres, das 8h às 11h

06/03 – Celebração Dia da Mulher com lanche compartilhado com os integrantes do Grupo Florescer, na área de convivência, das 14h às 15h

06/03 – Palestra com usuários do centro em alusão de combate ao bullying, tendo como palestrante o pedagogo Hugo Matos, sala multiuso, das 14h às 15h,

08/03 – Tarde Cultural e Bazar das Empreendedoras em Alusão ao Dia da Mulher, na área de convivência, das 14h às 17h.

11 a 15/03 – Semana do Crédito Solidário, na área de convivência, das 8h30 às 16h30.

11/03 – Anamnese das turmas de funcional e pilates, na quadra poliesportiva, das 8h às 10h.

11/03 – Acolhimento dos novos alunos do Cetam para apresentação de normas e regras do CECF 31 de Março, na área de convivência, das 8h às 9h; das 13h às 14h e das 18h às 19h.

13/03 – Ação Odontológica em parceria com o Odonto SESC para os grupos de crianças e adolescentes, na sala multiuso, das 14h às 17h.

13/03 – Oficina sobre pintura: Autoidentificação retratada na arte, na área de convivência, das 14h às 15h.

15/03 – Aulão de Ritmos em homenagem ao Mês da Mulher, na quadra poliesportiva, das 9h às 10h

15/03 – Passeio para o Balneário City Park com os Grupos de Convivência Campeões Kids e Campeões Kids, das 8h às 16h.

18/03 – Anamnese das Turmas de funcional e pilates, na quadra poliesportiva, das 8h às 10h.

20/03 – Passeio para a Praia da Ponta Negra com os Grupos de Convivência Florescer e Vida e Saúde, das 13h às 16h.

22/03 – Baile Rosa pelo Dia da Mulher, com atividade dançante e escolha da Miss e Mister do CECF 31 de Março, quadra poliesportiva, das 16h às 20h.

25/03 – Oficina de Páscoa para confecção de bombons de Páscoa, na sala multiuso, das 14h às 15h

26/03 – Caçada dos Chocolates de Páscoa, na quadra poliesportiva, das 14h às 16h.

26/03 – Palestra com o tema: Alimentação saudável e qualidade de vida, na sala multiuso, das 14h às 15h.

27/03 – Aniversariantes do mês do Grupo de Convivência Florescer, na área de convivência, das 14h às 15h.

29/03 – Aniversariantes do mês com os Grupos de Convivência Campeões FC, Campeões Kids e Juventude 31 de Março, na área de convivência, das 14h às 15h.

 

CECF Professora Teonízia Lobo, Amazonino Mendes, zona norte

01/03 – Passeio Cultural ao Musa com o Grupo de Convivência Jovens Vencedores, oportunizando aos participantes momentos de interação social, conhecimento e lazer, a partir das 14h.

06/03 – Para celebrar a Semana da Mulher, o centro vai realizar uma manhã de autocuidado com as mulheres dos Grupos de Convivências Fé em Deus, Mulheres Virtuosas e Mulheres em Movimento. Com serviços de massagem relaxante e design de sobrancelhas, além de sorteios de brindes, na sala multiuso, a partir das 9h.

07/03 – Para tratar sobre o tema bullyng, o centro vai realizar duas palestras na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso (Quarentão), no auditório da escola, às 9h e às 14 h.

08/03 –Roda de Conversa com o tema: O olhar de uma mulher em ação, abordando a importância da inclusão da mulher na sociedade, com a psicóloga Kely Amanda, e Aulão, além de café compartilhado com as usuárias da turma de ritmos, no salão multiuso, às 9h,

09/03 – Ação Social, em parceria com Click Solidário, com serviços de corte de cabelo, maquiagem, ensaio fotográfico; bazar com as empreendedoras; aferição de pressão arterial e glicose. A programação inicia com um café da manhã, às 8h.

13/03 – No Março Lilás, vai ser servido um café compartilhado seguido de uma palestra abordando a conscientização e o combate ao câncer do colo de útero, no salão multiuso, das 9h e às 14h,

22/03 – Roda de Conversa para conscientizar os usuários sobre como o bullying é causador de angústias e sofrimentos para todos os envolvidos, a partir das 8h.

27/03 – Culto ecumênico e café compartilhado com os usuários do CECF, às 9h. No mesmo dia, haverá um torneio interno com a turma do jiu jitsu, no salão multiuso, a partir das 14h.

 

CECF Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte

01/03 – Palestra de conscientização ao câncer de colo com panfletagem, no salão principal, às 9h.

04 a 12/03 – Semana em apoio ao combate ao bullying, com dinâmica de grupo: “Os rótulos”, além de Roda de Conversa sobre esse tipo de agressão, às 9h às 15h.

06/03 – Comemoração ao Dia Internacional da Mulher com ações de embelezamento, no hall do centro, às 9h.

07/03 – Workshop da Mulher Empoderada com palestra de empoderamento; oficina de sabonete, bazar e serviços de embelezamento a partir das 9h.

08/03 – Aulão das empoderadas; funcional, hitbox, ritmos e pilates, além de exame de vista e bazar, iniciando às 08h. Na parte da tarde vai ter Certificação Workshop da Mulher e Baile das Empoderadas, no salão principal, às 17h.

13/03 – Oficina Braile Construindo Boneco, além de Roda de Conversa sobre a temática, às 15h

15/03 – Passeio Turístico, com saída às 7h30; aulão para celebrar o Março Lilás, para tratar sobre a valorização a mulher, além de funcional ao ar livre e lanche compartilhado. No mesmo dia, palestra de conscientização ao câncer do colo retal mais atividade funcional e lanche compartilhado, às 9h e às 16h.

20/03 – Dinâmica de Grupos: As doces facetas de ser mulher, às 9h.

20/03 – Aulão para celebrar o Março Lilás, de valorização a saúde da mulher, alongamento e ritmos e lanche compartilhado. Também haverá um passeio turístico na Casa Zezinho Correa, Ponta Negra, às 14h.

21/03 – Dança e terapia na sala de recepção, às 9h.

22/03 – Atividades como cinema e pipoca às 15h.

27 e 28/03 – Aniversariantes do mês e sensibilização do Março Lilás, além de café compartilhado, atividades na piscina, musculação, às 9h.

 

CECF Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, zona oeste

04 a 07/03 – Semana da Mulher, com ação de embelezamento e aulão de pilates, no salão do centro, das 8h às 12h.

08/03 – Café com Elas (Grupo Libertamente), com palestra sobre empoderamento feminino, no salão multiuso, das 9h às 10h. No mesmo dia, celebração do Março Lilás com palestra sobre a Saúde da Mulher, na sala de enfermagem do centro, das 8h às 12h.

11/03 – Roda de Conversa (Grupo Idade Dourada), com palestra sobre o Direito das Mulheres, na sala multiuso, das 8h às 12h.

20/03 – Atividade cultural para a comunidade e usuários do centro no hall, das 8h às 12h.

22/03 – Programação de Páscoa com brincadeiras como a Caça aos Ovos, apresentações, além de Atividades da Central de Artes e Educação, das 13h às 16h.

 

CECF Maria de Miranda Leão, bairro Alvorada, zona centro-oeste

04/03 – Oficinas das Flores, sala multiuso, às 15h.

05/03 –  Oficinas das Flores, sala multiuso, às 9h.

06/03 – Passeio com os Grupos de Convivência no Parque dos Bilhares, às 16h.

07/03 – Aulão das Poderosas, na avenida do Samba, às 17h.

08/03 – Baile das Rosas, no salão multiuso, às 16h.

14/03 – Oficina da Páscoa e troca de chocolates, na sala multiuso, às 9h e às 14h.

15/03 – Peça Teatral sobre o bullying, na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, às 9h e as 13h30.

21/03 – Piquenique com o grupo Aventureiros, no Parque dos Bilhares, às 14h.

25/03 – Oficina da Páscoa e Amigo Doce, na sala multiuso, às 14h.

26/03 – Amigo Doce e aniversariantes do mês, na sala multiuso, às 14h.

28/03 – Culto Ecumênico, na sala multiuso, às 9h. No mesmo dia, aulão da Páscoa, na sala multiuso, às 16h.

 

Ceci Aparecida, zona sul

01,08 e 15/03 – Aulão de ritmos “Sextou com o + Vida”, com atividades de alongamento, ginástica, zumba, aeróbica, no salão central, às 9h.

04/03 – Semana de sensibilização sobre a temática Bullyng e Pessoa Idosa com ênfase no Idadismo (preconceito), no salão central, às 9h30.

06/03 – Semana da Mulher com uma manhã de embelezamento feminino entre os parceiros da Seas. O Cetam irá fazer corte de cabelo, design de sobrancelha e tranças. A Sedel vai fazer serviço de ventoterapia, liberação miofacial com fisioterapeutas do Projeto + Respirar), Aulão de ritmos com FUnATI e Seap, no salão central, das 8h30 às 12h.

08/03 – Tarde Cultural com o Baile Flores de Março: Flores Empoderadas, Inspiram outras! em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com desfile representando a mulher urbana, rural, mãe, profissionais, entre outras, no salão central, das 13h às 17h.

11/03 – Campanha Março Lilás, com ações de sensibilização sobre a temática de combate ao câncer do colo de útero e café da manhã, na sala de ginástica, às 9h e às 14h.

11/03 – Integração e acolhida dos alunos dos cursos do Cetam com orientações sobre as normas e regras de boa convivência no Ceci, com o objetivo de fortalecer vínculos comunitários, no salão central, às 9h, às 14h e às 18h.

20/03 – Oficina com empreendedores, visando desenvolver a criatividade e visão empreendedora no manuseio das redes sociais como mecanismos para habilidades tecnológicas na divulgação de produtos, na sala multiuso, às 14h.

20 a 28/03 – Concessão de Espaço Projeto “Consumidor na Praça”, Realização da Ação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPEA), com exposição de palestras, rodas de conversa e oficinas, às 9h.

22/03 – Atividade de lazer com o Grupo de Convivência Estimulo Mais, passeio com visitação a Reserva Florestal Adolpho Duck – Museu da Amazônia (Musa) com o objetivo de promover diversão e alegria e com isso diminuir o estresse e a tensão do dia a dia, das 7h30 às 11h30.

22/03 – Realização de aulão de ritmos, às 9h.

25/03 – Semana da Páscoa com café temático e sensibilização sobre o sentido da Páscoa, no salão central, às 8h.

26/03 – Realização de aulão de ritmos e brincadeira de Caça aos Ovos de Páscoa, no salão central, às 9h.

27/03 – Oficina de Ovos de Páscoa em parceria com Casa dos Panificadores, na sala de culinária, às 9h.