Idosos do Ceci Aparecida aprendem a fazer ovos de Páscoa e são contemplados com kits

Texto: Margarida Galvão/ Fotos: Miguel Almeida/Seas

 

Uma Oficina de Chocolates, para ensinar usuárias dos sete Grupos de Convivência a fazer ovos de Páscoa, foi realizada no Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI), no bairro Aparecida, na tarde desta quarta-feira (13/04).  O evento foi realizado na sala de Culinária do centro, no período da tarde, e contou com a parceria com a Casa dos Panificadores.

Entusiasmo, foi a palavra-chave das idosas que acompanharam as explicações e manuseio da culinarista Elizabeth Rosa, que mostrou in loco como fazer ovos de chocolate e brigadeiro gourmet. As participantes foram contempladas com kits contendo formas e material para fazerem os ovos de páscoa em casa e dessa forma iniciarem pequenos negócios que gerem emprego e renda. Os kits foram ofertados pela Casa dos Panificadores.

Atividades diversificadas – A doméstica Maria de Fátima Andrade, 63 anos, moradora do bairro Petrópolis, disse que há 9 anos frequenta o Ceci, onde participa de várias atividades, entre as quais dança, aula de memorização, hidroginástica e ainda está cursando os 5 anos do ensino fundamental com professores Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Aqui é a minha segunda casa, foi aqui que aprendi a ler e escrever e ainda participo de cursos e oficinas de culinária, o que me anima a viver”, disse.

Outra que participou da oficina com muito entusiasmo foi a aposentada Maria Nair de Morais, 82 anos, moradora do Conjunto Dom Pedro.  Segundo a idosa, é revigorante participar dessas atividades no Ceci, onde se faz presente há mais de dez anos. “A participação nos Grupos de Convivência é prazerosa, nos estimulam a continuar tendo uma vida participativa”, mencionou.

Os sete grupos de convivência do Ceci Aparecida, aparelho mantido pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, são: Futuro Melhor, Estimuloteca, Cantarolando a Vida, Nova Conquista, Academia da Memória, Vivendo e Aprendendo e o Grupo Guerreiros, formado por homens.

A supervisora do Ceci, Edcleia Vital, disse que todos os grupos são acompanhados um técnico de referência, como psicólogos, assistentes sociais e pedagogo.

Culto ecumênico – Dando continuidade às comemorações de Páscoa, o Centro de Estadual Convivência da Família 31 de Março, no Japiim, promoveu nesta tarde um culto ecumênico, às 14h, realizado pelos próprios integrantes do Grupo de Convivência de Idosos Florescer. A idosas já haviam participado de uma oficina de lembranças artesanais em alusão a Páscoa, confeccionando símbolos e atividades complementares como gincanas, mímicas e caça ovos de páscoa.

A iniciativa, além de estimular as habilidades cognitivas, motoras e a solidariedade entre os participantes dos Grupos de Convivência dos Centros, incentiva o empreendedorismo como forma de gerar oportunidades e renda para os participantes.