Governo do Amazonas participa de ação de combate ao trabalho infantil em Manaus

Texto: Ana luiza Santos/ Foto: Miguel Almeida

Ação Emergencial é realizada pela Seas e OSCs

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), participou, nesta sexta-feira (30/04), da primeira Ação Emergencial Conjunta Contra Exploração de Crianças e Adolescentes em Situação de Mendicância. A ação é realizada em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O objetivo da ação intersetorial é coibir e inibir a exploração do trabalho infantil e mendicância nos logradouros públicos da cidade de Manaus. Ao todo, dez OSCs fomentadas pelo Governo do Estado, via Seas, também estão envolvidas na operação, que vai durar até a próxima terça-feira (04/04). São elas: Desafio Jovem, Movidos pelo Amor, Lar Batista Janell Doyle, Pequeno Nazareno, Instituto de Ação Social Vida e Saúde do Amazonas (IASVISAM), Vida Alegre, Casa de Sara, Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), Abordagem Social Girassol e Abordagem Social Mãos Amigas.

Seas em ação – A chefe do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Adriana Pellin, explicou que a partir das abordagens feitas, durante os próximos cinco dias, serão traçadas estratégias para aprimoramento das medidas de combate a essas práticas. Ao todo, 12 técnicos da Seas estão envolvidos na ação, acompanhando as OSCs em suas respectivas zonas de atuação. Entre os locais visitados pelas equipes estão supermercados, feiras e semáforos.

“Sabemos que o cenário de pandemia é difícil e desafiador, mas o acesso a uma vida sem exploração e à educação são direitos da criança. Nossos técnicos estão nas ruas diariamente, em todas as zonas da capital. Vamos fazer o levantamento de quantas crianças estão nessa situação e quais suas necessidades. A Seas, além de coordenar e monitorar a ação, também apoia emergencialmente”, disse.