Embelezamento e palestra sobre Crédito Rosa às mulheres marcam manhã de atividades no CECF André Araújo

Texto: Margarida Galvão Foto: Juliana Siqueira/Seas

 

As mulheres que fazem parte das atividades do Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, situado no bairro da Raiz, zona sul de Manaus, tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (14/03), regada a embelezamento dos cabelos, das mãos, do corpo, com massoterapia. O público feminino também participou de uma palestra sobre empreendedorismo, sendo-lhes apresentado o programa Crédito Rosa, que estimula a autonomia e a emancipação da mulher empreendedora.
O André Araújo é um dos sete aparelhos públicos mantidos pelo Governo do Estado, sendo seis da família e um do Idoso (Ceci), administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e parceiros, visando atender a comunidade onde estão inseridos. Neste mês de março as ações nos CECFs estão sendo direcionadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Crédito Rosa
Resultado de uma parceria entre a Seas e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), por meio do Termo de Cooperação Técnica, o programa Crédito Rosa estimula a autonomia e a emancipação da mulher empreendedora, transformado a vida das que buscam recursos para empreender. Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, conforme análise de crédito da solicitante, que precisa ter alguma atividade econômica em andamento.
A subcoordenadora do Crédito Rosa na Seas, Aida El Kebbe, apresentou às usuárias do André Araújo, o programa voltado às mulheres que empreendem e atuam no mercado de trabalho, mas que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia da Covid-19.
Lançado em 2022 pelo governador Wilson Lima, o programa é voltado para mulheres que empreendem e atuam no mercado de trabalho (autônomas ou Microempreendedora Individual (MEI). Atualmente, mais de 420 mulheres foram contempladas no Amazonas, com mais de 6 mil atendimentos realizados.
Moradora do bairro da Raiz, Tania Bezerra, 56 anos, há nove meses frequenta o centro, onde diz ter sido bem acolhida, tanto nas aulas de alongamento, como de pilates. “Hoje participei da palestra sobre Crédito Rosa, que foi excelente, também do design de sobrancelhas”, disse.
Sandra Cordova, 63 anos, participa de atividades no centro desde 2022, levou a filha, que trabalha com crochê em malha, fazendo bolsas, para participar da palestra, visando se informar como participar da linha de crédito. “Muito boa a palestra, minha filha ficou interessada em obter o crédito para ampliar seu negócio”, admitiu.
A diretora do CECF André Araújo, Leila Gazel, disse que hoje foi o dia D do empoderamento feminino, com várias atividades, a exemplo da palestra do Crédito Rosa e o embelezamento com a parceria do Centro de Educação Tecnologica do Amazonas (Cetam), oferecendo esmaltação, massoterapia corte de cabelo e designe de sobrancelhas.
“Escolhemos esse dia para elas se empoderarem como mulheres, o que é bom para a autoestima”, disse a dirigente do centro, informando que no dia 24 de março vai ser realizado o Bazar do Empreendedorismo, pelas mulheres que participam de grupos de Convivência.