Comemoração do Dia das Crianças movimenta Centro Estadual de Convivência do Mutirão

Texto: Margarida Galvão/ Fotos: Divulgação/Seas

Mais de 300 crianças participaram de exibição de filme animado, brincadeiras e outras atividades no espaço, na sexta-feira (15/10)

 

Sessão de cinema com a exibição do filme “A Era do Gelo”, distribuição de pipocas, dindins, picolés e outras guloseimas foram os atrativos para reunir, na sexta-feira (15/10), mais de 300 crianças frequentadoras do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus. As atividades fizeram parte da programação alusiva ao Dia das Crianças.

 

Administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o CECF do Mutirão propiciou também às crianças brincadeiras de rua no salão multiuso, como cabo de guerra, corrida no saco, pula corda, dança das cadeiras e corrida do limão. Houve também uma sessão de pintura facial, coordenada pelo artista plástico José Veras, que usou temas amazônicos nos desenhos.

 

Os momentos de convivência, integração familiar e comunitária no CECF Teonízia Lobo não pararam por aí. No final da tarde a criançada participou ainda de um torneio de futsal e de um parque de diversão com tobogã inflável de 5 metros e pula-pula.

Resgate  –  O diretor do CECF do Mutirão, Hefrânio Maia, disse que a intenção da programação foi ofertar para as crianças da comunidade lazer, entretenimento, o resgate de brincadeiras de rua, e acima de tudo fortalecer os vínculos familiares, sociais e principalmente os comunitários. De acordo com o dirigente, com a pandemia de Covid-19, a comunidade perdeu muito, e hoje está sendo possível reunir as famílias novamente.

 

“Foi um empenho conjunto do Governo do Estado, sob o comando da Seas, o que representa um sinal de que estamos vencendo com sucesso esse momento pandêmico”, enfatizou o diretor.

 

Lazer em família – Para a dona de casa Maria de Jesus Rocha, mãe de três filhos, a festa oferecida pelo centro às crianças da comunidade não tem preço. “Meus filhos participaram de todas as atividades, lancharam, assistiram a filmes, enfim, numa tarde tiveram tudo aquilo que não tenho conseguido lhes proporcionar”.

 

O artista plástico José Veras disse se sentir feliz em poder participar dessas atividades, de forma gratuita, visando alegrar a vida das crianças com pintura facial.

 

O CECF Teonízia Lobo é um dos sete equipamentos públicos mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas e parceiros.