Colaboradores do ‘Prato Cheio’ recebem capacitação para orientar usuários sobre programas da Assistência Social

Texto: Juliana Siqueira e Camila Vieira / Foto: Jimmy Christian/Seas

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou, na tarde desta quarta-feira (20/03), um curso de capacitação voltado a todos os colaboradores das 18 unidades do programa Prato Cheio na capital. A atividade foi realizada no auditório Dorinha Prado, na sede da secretaria.

O 1º Encontro de Formação de Multiplicadores tem o objetivo de fortalecer as equipes e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários do programa Prato Cheio. Na capacitação, os colaboradores receberam instruções sobre os programas Crédito Rosa e Auxílio Estadual.

De acordo com a idealizadora da capacitação e assistente social do Prato Cheio, Érica Pinheiro, o objetivo da formação é treinar e capacitar os colaboradores para que eles possam ampliar o alcance das ações e programas da Assistência Social do Governo do Amazonas aos beneficiários do restaurante popular.

“Essa atividade é importante para que os funcionários possam disseminar todos os serviços da Seas para os beneficiários do projeto. Começamos com instruções sobre o Auxílio Estadual e Crédito Rosa, porque muita gente ainda não conhece esses programas e eles podem ser de grande ajuda para muitos dos nossos usuários”, destacou.

A gerente de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan/Seas), Jéssica Monteiro, ressaltou a importância deste tipo de formação para os colaboradores do restaurante popular. “Atividades como essas são essenciais para os nossos colaboradores e, acima de tudo, para os nossos usuários. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento ao nosso público”, afirmou.

O encontro se estenderá até esta quinta-feira (21/03) para continuar a formação aos colaboradores. Ao final, será entregue um certificado a todos os participantes do treinamento.

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, entre as quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos Restaurantes Populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas Cozinhas Populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.