Centros promovem bailes para ‘eternos namorados’ com danças e comidas típicas juninas

Texto: Margarida Galvão Foto: Kerolyn Leigue/Seas

Uma programação especial com danças e comidas típicas das festas juninas marcaram a programação desta sexta-feira (10/06), em alguns Centros Estaduais de Convivência, sendo seis da Família (CECFs) e um do Idoso (Ceci), para celebrar o “Dia dos Namorados”, comemorado no dia 12 de junho. Os sete aparelhos públicos são mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e parceiros, visando fortalecer vínculos entre o poder público e a sociedade.

O Centro de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, zona centro-sul da capital, promoveu o “Baile da Saudade”, com a presença das bandas dos cantores regionais Patrícia Moraes e de Dermilson Castro, que contagiaram os usuários com músicas românticas, forrós e juninas. Teve também barracas com comidas típicas como tacacá, mingau, bolo de milho, vatapá e outras guloseimas.

A programação do Ceci foi prestigiada pela secretária-executiva da Seas, Laudenise Oliveira. Ela agradeceu a presença dos participantes, que aproveitaram para elogiar a iniciativa governamental.

Frequentando há três anos as atividades do Ceci, a dona de casa Maria de Lourdes Pena, 77 anos, moradora do bairro São Raimundo, participa das aulas de dança, ritmo, pilates e oficina da memória. “Eu me sinto renovada quando venho para este local”, admitiu.

Uma comitiva com 20 integrantes do Serviço de Convivência do Idoso, que funciona nas estruturas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Novo Airão, participou das atividades do Ceci com o objetivo de se confraternizar com os idosos da capital amazonense.

A secretária de Assistência Social do município, Marcia Teixeira da Silveira, que acompanhou os idosos, disse que a atividade tem como objetivo proporcionar ao grupo experiências com pessoas de fora do município. “Essa foi a primeira vez que eles saíram de Novo Airão para conhecer outras realidades”, frisou.

A homenagem do Teonizia Lobo, situado no bairro Mutirão, zona leste, aos ‘eternos namorados’ aconteceu no fim da tarde, com show ao vivo dos cantores Manolo Marone e Edson Lima. A programação foi direcionada aos integrantes dos grupos de idosos do centro e seus familiares, que puderam prestigiar o evento com comidas típicas da época junina.

O Centro de Convivência Família André Araújo, no bairro Raiz, realizou uma Oficina com o grupo de mulheres para celebrar o Dia dos Namorados. Entre os produtos confeccionados estão flores, porta-retratos, porta-trecos e centros de mesa de jantar.