CECF Padre Pedro reúne usuários para tratar sobre HIV/Aids e outras ISTs

Texto: Margarida Galvão/ Foto: Jimmy Christian/Seas

Como parte da programação da Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção do HIV/Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), o Centro de Convivência Família Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona Norte, realizou na manhã desta terça-feira (13/12) uma ação envolvendo palestra, roda de conversa e panfletagem sobre o tema com o público usuário dos serviços oferecidos no local.

Mantido pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e parceiros, tem como público-alvo às famílias do bairro e adjacências, visando o fortalecimento de vínculos, entre o poder público e a sociedade. O centro atende jovens, adolescentes, adultos e idosos, em várias atividades que passam por atividades em grupos voltadas ao esporte, lazer, educação e cultura.

A programação do Dezembro Vermelho iniciou nas primeiras horas da manhã com um aulão realizado pelos integrantes do projeto Mais Vida, seguido de uma palestra sobre o tema com os profissionais da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e a distribuição de preventivos masculinos e femininos, sorteios e distribuição de brindes.

A supervisora do Padre Pedro, Maressa, Ávila, disse que a roda de conversa foi feita com o grupo de Convivência ‘Exercitando a Memória’, cujos integrantes são idosos. “Houve uma participação expressiva desse público que ouviu atentamente sobre cuidados com a saúde; prevenção e proteção”, informou.

A campanha, Dezembro Vermelho, foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Ao todo, o governo do Amazonas mantém sete aparelhos públicos, sendo seis voltado às famílias e um especificamente aos idosos.

No próximo dia 16 de dezembro o Padre Pedro vai celebrar seu aniversário de 15 anos, com uma programação voltada aos frequentadores, envolvendo bazar, danças e uma série de atividades. A comemoração inicia às 16h, se estendendo até às 22h.