Acesso à Informação

Perguntas e Respostas

Pergunta 1

O que é a Seas?

Resposta 1:

A SEAS – Secretaria de Estado de Assistência Social é um órgão gestor da Política de assistência social no estado do Amazonas. Tem como competência, a coordenação, a articulação político-regional, assessoria técnica, bem como a promoção do reordenamento institucional pela transferência da execução das ações e recursos aos municípios e ainda a descentralização das ações de monitoramento e avaliação.

Pergunta 2

Como atua a Seas?

Resposta 2

Responsável pela gestão plena da Política Estadual de Assistência Social e atua de forma integrada com órgãos governamentais e instituições não governamentais que compõem a rede socioassistencial do Estado.

Pergunta 3

O que é o Suas?

Resposta 3

O SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é o modelo de gestão descentralizada e participativa, que operacionaliza as ações da Assistência Social. É organizado em dois tipos de Proteção, a Básica e a Especial, desenvolvidos pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro POP (Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua) e as OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

Pergunta 4

O que é a Proteção Social Básica?

Resposta 4

Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

Pergunta 5

O que é a Proteção Social Especial?

Resposta 5

A Proteção Social Especial organiza, no âmbito do Suas, a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, destinado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos. Tem o objetivo de contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Organiza-se sob dois níveis de complexidade: Proteção Social Especial de Média Complexidade e Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Para perguntas frequentes sobre o Portal da Transparência do Amazonas:

Clique aqui.