Abrigo do Coroado e Casa Jacamim acolheram 1,5 mil pessoas e realizaram 32 mil atendimentos em 2022

Texto: juliana Siqueira/ Fotos: Divulgação/ Seas

Mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (SAIAF) do Coroado e a Casa do Migrante Jacamim acolheram 1,5 mil pessoas e realizaram mais de 32 mil atendimentos ao longo de 2022.

Os equipamentos públicos têm o objetivo de oferecer acolhimento e assistência humanizada para indivíduos em trânsito na capital amazonense, seja de nacionalidade brasileira ou estrangeira. No último ano, os dois locais tiveram um papel fundamental para o público alvo ao qual são destinados.

No Saiaf Coroado, de janeiro a dezembro de 2022, foram acolhidas 1.094 pessoas. Além disso, no mesmo período, o espaço também realizou 27.897 atendimentos psicossociais para os usuários, que são, em sua maioria, imigrantes venezuelanos.

Com capacidade para acolher 200 pessoas, o espaço também oferece alimentação, atendimento psicossocial, acolhimento humanizado e apoio pedagógico para os abrigados que ocupam os 38 dormitórios do local.

Atualmente, o espaço atende 62 abrigados, entre crianças, adultos e idosos. O objetivo é atender o público alvo, ofertar segurança e finalizar com a promoção do processo de desacolhimento ou interiorização em condições dignas.

“Hoje o Saiaf ocupa um lugar de referência por ser um espaço onde as famílias são acolhidas e bem recebidas. Aqui é feito um trabalho para garantir todos os direitos delas, nossa equipe trabalha para que elas possam caminhar com as próprias pernas, ao sair do local. Elas têm direito à alimentação, direito de ter onde dormir, direito à educação, a documentos. A gente também trabalha a possibilidade de garantir um emprego para elas, com algumas parcerias”, ressaltou o diretor do Saiaf Coroado, Ednaldo Gomes.

Já o outro abrigo administrado pela Seas, a Casa do Migrante Jacamim, que possui capacidade para 50 pessoas, ofereceu abrigo para 498 usuários em todo o ano de 2022. O espaço oferece acolhimento imediato e emergencial para pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira em situação de vulnerabilidade, com uma permanência máxima de 90 dias.

Além do acolhimento, a Casa Jacamim também realizou 4.331 atendimentos e 7.440 atividades internas e externas, até dezembro do ano passado. Os acolhidos no local recebem cinco refeições ao dia, além de atendimento integral e gratuito, com acompanhamento psicossocial.

“Em 2022, nós realizamos diversas atividades internas e externas com os acolhidos, como acompanhamentos, articulações para atendimento às necessidades na área da saúde, da assistência, na área de emprego e renda. Essas atividades garantiram que, após o desacolhimento, cada acolhido pudesse desenvolver seus potenciais, sua autonomia e sua segurança social”, destacou a diretora da Casa Jacamim, Silvana Barroso.