Técnicos da Seas participam de nivelamento do SUAS

Fotos: Jander da Silva Souza

 

Para promover o aprimoramento técnico dos municípios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza a 1ª Oficina de Nivelamento Técnico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em rede socioassistencial. O encontro reúne 78 técnicos de nível superior dos departamentos de Atenção Social Básica (DPSB) e Atenção Social Especial (DPSE)

Esses técnicos viajarão para os municípios amazonenses na última semana do mês de abril para auxiliar os gestores municipais na execução do SUAS. Mas antes de caírem em campo, é necessário investir no aprimoramento.

A diretora do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Anny Letícia Pereira Carvalho, explica que muitas vezes os secretários de assistência social dos municípios têm dificuldade para compreender a operacionalização de algum serviço ou recurso, ou sobre como promover a execução orçamentária do SUAS.

 

 

“Com essa oficina estamos investindo no preparo dos técnicos para que eles possam auxiliar no esclarecimento dessas dúvidas e, assim, consigam que a política de assistência social seja bem implantada”, explicou Letícia Carvalho. 

A secretária executiva adjunta da Seas, Fernanda Ramos Pereira, que esteve na abertura dos trabalhos, destacou que a troca de conhecimentos é fundamental para que o planejamento das ações seja bem executado. “Os técnicos já conhecem as demandas dos municípios e quando somam essas experiências com o conhecimento teórico, o resultado são avanços na gestão do SUAS”, afirmou Fernanda Pereira.