Seas realiza atividades para mães do Japiim com bazar e serviços de embelezamento

Texto: Margarida Galvão Foto: Jimmy Christian

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por intermédio do Centro de Convivência da Família 31 de Março, situado no bairro Japiim, zona sul de Manaus, abriu a programação do Dia das Mães, nesta sexta-feira (05/05), com o ‘Bazar das Mães1, organizado pelas mulheres empreendedoras da comunidade, que ofereceram vários atrativos de presente como bolsas, acessórios e roupas. Além disso, houve serviços de embelezamento, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), assim como um espaço para a gastronomia.
As mães presentes na quadra do centro, onde houve a programação, aproveitaram sessão de embelezamento para fazer a esmaltação das mãos, designe de sobrancelhas, corte de cabelo, tranças e maquiagem, além de massagem corporal para aliviar as tensões do dia a dia. A programação foi aberta às 8h, seguindo até às 16h.
A dona de casa Lucijane Pereira de Souza, 53 anos, moradora do Japiim, aproveitou para fazer a esmaltação das mãos, sobrancelha e massagem com ventosa. “Me senti revigorada hoje aqui no centro, onde pude cuidar da beleza e da saúde”, admitiu, ressaltando que participa das atividades de funcional no local.
Participando pela primeira vez da programação das Mães no 31 de Março, Deusalina da Silva Dutra, 66 anos, aproveitou para cortar o cabelo e esmaltar às mãos. Contemplada com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a comunitária iniciou recentemente a fazer atividades no centro como funcional, ritmos e pilates. “Estou tendo uma excelente experiência no 31 de Março, onde fui bem acolhida”, frisou.

Troca de experiência

Shariphy Almeida, 50 anos, foi uma das expositoras do Bazar das Mães, oferecendo opções de presentes como bolsas, nécessaire, porta garrafas, porta moedas, mochilas, entre outros, resultado de produção própria. “Sou aluna da turma de funcional do centro, e aproveito os cursos e oficinas oferecidos no local para me qualificar”, afirmou, destacando que um dos aprendizados obtidos no local é a toca de experiências, onde todos se ajudam.

A diretora do CECF 31 de Março, Cibele Aquino, disse que por todo o mês de maio vão ter várias atividades para as mulheres usuárias do centro de convivência, que diariamente realiza uma gama de atividades que vão desde a prática de esportes, lazer, entretenimento e cursos.
Na manhã desta sexta-feira foi celebrado o encerramento do curso de Atendente de Farmácia, ministrado pelos instrutores do Cetam, em parceria com a Seas. Um total de 15 jovens, entre homens e mulheres, receberam o certificado, que lhes credencia a trabalhar como balconista de drogaria, apto a realizar aferição da pressão arterial. “Através dos Centro de Convivência da Família e o do Idoso (Ceci), o Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, tem propiciado melhor qualidade de vida às comunidades”, sintetizou.