Seas faz oficinas de artesanato no Centro de Convivência Maria de Miranda Leão e no Ceci 

Texto: Margarida Galvão / Foto: Jimmy Christian

O mês das Mães iniciou a todo o vapor no Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro da Alvorada, e no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, ambos mantidos pelo Governo do Estado, sob a administração da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Nesta segunda-feira (02/05), os dois centros focaram suas atenções no estímulo à criatividade dos usuários e de membros da comunidade no entorno.

No Miranda Leão, pela parte da manhã, foi feita uma oficina com feltro para 17 participantes, entre integrantes dos grupos de Convivência e  comunidade. A ação foi coordenada pela artesã Risamor Figueira Venâncio, que trabalhou com o grupo formado por homens e mulheres, um coração de feltro, com várias finalidades, entre as quais, chaveiro, acessório para celular, e lembrancinhas que podem ser feitas em casa.

Na oficina, além de abordar os tipos de materiais utilizados e técnicas para o recorte, os participantes aprendem os pontos básicos para costura, como colocar o enchimento na peça, entre outras dicas.

Coordenação motora

Segundo a artesã, a oficina se traduz numa terapia importante para trabalhar a coordenação motora de jovens, adultos e idosos. Além da interação entre eles, trabalha a coordenação motora e a parte criativa. “O artesanato é uma importante arma contra a depressão, um problema mundial, que se tornou uma questão de saúde pública”, frisou.

O casal Maria das Graças da Silva Palheta, 63 anos, e Domingos Leal Palheta, 67 anos, aposentados, decidiram fazer a oficina juntos e gostaram do resultado de suas produções. Ambos realizam atividades no Miranda Leão, “Grupo mais Ativo”, ‘Estimulando a Memória’, além de Pilates e Corpo e Movimento.

O aposentado Paulino de Souza Sininbú, 69 anos, também participou da oficina e ficou encantado com o resultado final. “Não imaginava que conseguiria fazer os pontos ao redor do coração de feltro”, admitiu, ressaltando que já havia feito a Oficina de Chocolates e diariamente participa de atividades como pilates, ritmo e funcional, além de ser um dos integrantes do ‘Grupo da Memória’

A psicóloga Margareth Presa, que coordena o grupo ‘Estimulando a Memória’, no CECF Miranda Leão, disse que as oficinas, além de estimularem a memória, desenvolvem as habilidades cognitivas, a criatividade e a percepção são excelentes no relacionamento social dos indivíduos.

No período da tarde, foi a vez do Centro de Convivência do Idoso realizar uma oficina com os Grupos de Convivência, formados por envelhecentes e idosos, para confecção das lembrancinhas pelo Dia das Mães.