Seas e Defesa Civil participam de treinamento para atuação na entrega do Auxílio Estadual Enchente

Texto: Ana Luiza Santos/ Foto: Miguel Almeida/Seas
Em preparação para atender municípios afetados pela enchente dos rios do Amazonas, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Defesa Civil realizaram, nesta quarta-feira (13/04) um treinamento para os técnicos que irão atuar na distribuição de cartões do Auxílio Estadual Enchente em municípios que decretaram situação de emergência devido a cheia dos rios no Amazonas.
O treinamento aconteceu no prédio da Seas e apresentou o aplicativo SASI, que será usado para o cadastramento dos beneficiários pelo cartão do auxílio. De acordo com a secretária executiva adjunta da Seas, Laudenise Oliveira, além de instruir os servidores envolvidos na operação, o treinamento pode melhorar o atendimento aos beneficiários.
“Quando treinamos as equipes, elas ficam mais preparadas para lidar com o funcionamento do aplicativo e, consequentemente, atender o público contemplado pelo auxílio, oferecendo um serviço público de melhor qualidade”, disse.
A Assistência Social vai coordenar as entregas em pelo menos 28 municípios do Amazonas que sofrem as consequências da enchente. Mais de 80 técnicos da secretaria serão enviados para o interior para conduzirem os trabalhos. O treinamento contou, ainda, com 15 coordenadores da Defesa Civil que também irão para os municípios afetados. A Tenente Aline Almeida, que responde pela chefia do Departamento de Resposta ao Desastre e Suporte, também esteve presente na ação.
“Os coordenadores poderão treinar os agentes municipais que vão auxiliar nos cadastros a partir do que aprenderam aqui hoje. É uma forma de multiplicar essa formação. É um conhecimento proveitoso que fará a diferença durante a operação”, afirmou.
Sobre o programa – Criado pelo governador Wilson Lima para responder de forma imediata às demandas das famílias atingidas pela cheia histórica dos rios da região, o Auxílio Enchente consiste num crédito de R$ 300 para cada beneficiário, pago em parcela única. O valor pode ser usado na compra de itens da cesta básica, material de higiene e limpeza, e até materiais de construção, conforme a necessidade do cidadão.