Projeto Padaria Artesanal realiza aula de pães natalinos

Fotos: Jimmy Christian
Já em clima de Natal, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas), por meio do Projeto Padaria Artesanal, iniciou, nesta quarta-feira (03/12), aulas de pães natalinos na cozinha polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, zona norte de Manaus.
A turma desta quarta reuniu cerca de 11 alunos oriundos da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Noroeste Brasileira (ADRA). Na aula especial de pães natalinos, os participantes aprenderam diversas receitas inspiradas no clima festivo, explorando técnicas e combinações de sabores típicos da época.
Entre as produções, estiveram o Pão de Maçã em rosca com frutas cristalizadas, o Pão de Forma trançado com chocolate e o Pão de Mandioca estilo chocotone, feito com gotas de chocolate e essência de panetone. A turma também preparou o Pão de Cenoura em formato caracol com chocolate, o Pão de Beterraba com chocolate branco, o Pão Mesclado de Chocolate e, para finalizar, a tradicional Guirlanda Natalina, recheada com creme de confeiteiro e frutas em calda.

Fotos: Jimmy Christian
A secretária da Seas, Kely Patrícia, ressaltou a relevância do curso para o empoderamento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, as receitas com temática natalina ampliam o leque de opções de sabores e fortalecem as oportunidades de geração de renda por meio da produção de pães.
“Investir na capacitação empreendedora é essencial para promover a inclusão social e fortalecer a economia local. O projeto vai além do ensino técnico, capacitando os participantes para que possam criar e manter negócios sustentáveis. As receitas com tema natalino só inspiram ainda mais a criatividade dos alunos”, destacou.
A aluna Gleidi Nascimento da Costa, de 58 anos, participou pela primeira vez da aula de pães artesanais promovida pelo projeto. Apesar de não trabalhar atualmente, ela revelou seu interesse em empreender na área.

Fotos: Jimmy Christian
“Tenho vontade de trabalhar fazendo pães, é a primeira vez que eu estou aqui e eu estou gostando. A professora me ensina muito bem, tem paciência, ensina nos mínimos detalhes. Para mim está ótimo. Eu estou aprendendo muito bem,” disse.
Além de treinamento em técnica de panificação, os participantes também recebem orientações sobre temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.
Projeto Padaria Artesanal
O Projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa que visa promover a capacitação empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a inclusão produtiva. O foco é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo principal da Padaria Artesanal é capacitar indivíduos em habilidades empreendedoras relacionadas à produção de pães e produtos de panificação. Através dessa capacitação, busca-se não apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também incentivar a criação de microempreendimentos locais e promover a inclusão produtiva.