Programa Prato Cheio promove palestras sobre violência contra a mulher

Texto: Camila Vieira / Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza, nesta semana, palestras sobre o combate à violência contra a mulher em oito unidades do restaurante popular Prato Cheio. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (11/03), na unidade do Parque São Pedro, zona norte.

O programa, além de oferecer refeições acessíveis, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Desde o início da sua implantação, o Prato Cheio tem sido um ponto de encontro para realização de eventos educativos e informativos sobre saúde, abordando uma variedade de temas relevantes, como prevenção de doenças, cuidados com a nutrição e bem-estar.

Com o tema “Operação Átria: prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher”, o intuito da palestra é levar conhecimento para a população, conforme aponta a coordenadora do Prato Cheio na capital, Myriam Simões.

“Palestras como essas são de extrema importância para os nossos usuários do programa Prato Cheio. No mês de março celebramos o Dia da Mulher e não podemos deixar de falar sobre este assunto. Por isso, preparamos esta palestra para alertar a população e estimular que as pessoas denunciem qualquer violência contra a mulher”, destacou.

Ao longo do mês, as palestras também serão realizadas nas unidades localizadas nos bairros Jesus Me Deu (12/03), Alvorada (14/03), Riacho Doce (19/03), Viver Melhor (25/03), Coroado (26/03), Braga Mendes (26/03) e Rio Piorini (28/03).

A atividade integra a programação da “Operação Átria”, que este mês será intensificada em todo território nacional, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e, no Amazonas, a coordenação é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.