Programa Criança Feliz promove debate sobre brincadeiras e práticas de inclusão

Texto: Juliana Siqueira / Fotos: Jimmy Christian

A coordenação estadual do Programa Criança Feliz promoveu, nesta quinta-feira (21/03), uma videoconferência sobre brincadeiras e práticas inclusivas, em celebração ao Dia Mundial da Infância. O Criança Feliz é administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e atende 59 municípios do Amazonas.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) é o responsável por instituir o dia 21 de março como o Dia Mundial da Infância. A homenagem tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças em todos os aspectos.

De acordo com a coordenadora estadual do programa Criança Feliz, Camilla Parkei, a videoconferência tratou da importância que brincadeiras e práticas inclusivas têm no desenvolvimento infantil.

“A videoconferência abordou brincadeiras e práticas inclusivas para que toda criança tenha esse direito garantido. É no brincar que as crianças criam aspectos como autonomia, estimulam a criatividade e a sua imaginação”, destacou.

Ao todo, técnicos de 40 municípios do Amazonas participaram da videoconferência.

“Como o Criança Feliz tem em seu público-alvo crianças de até 36 meses inseridas no CadÚnico, e crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), faz-se necessário abordar e dialogar sobre a inclusão na primeira infância com os nossos supervisores e visitadores que fazem parte do Criança Feliz nos municípios que aderiram ao PCF”, afirmou.

O Criança Feliz visa o desenvolvimento infantil integral, com atendimento desde a gestação até os 6 anos de idade. No Amazonas, o programa está em 59 dos 62 municípios.

Em 2023, mais de 13 mil famílias foram atendidas pelo programa. Também foram realizadas 377 mil visitas domiciliares, por meio das quais as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças.