Idosos do Ceci participam de ação de embelezamento e saúde

 

 

Uma ação de embelezamento e cuidados com a saúde das pessoas idosas, além de Roda de Conversa e apresentação teatral marcaram a programação do Centro de Convivência do Idoso (Ceci), nesta sexta-feira,15 de junho, o Dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa. O Ceci também participou da Caminhada em alusão ao tema, na Zona Leste, com um grupo de idosos que fazem parte das atividades do centro.
Mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e parceiros, o centro se soma aos seis Centros de Convivência da Família (CECFs), que juntos realizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do poder público estadual com a comunidade.
Os usuários do Ceci foram contemplados com ampla oferta de serviços como corte de cabelo, tranças, esmaltação de unhas, além de massoterapia, aferição da pressão arterial e teste de glicose. Foi oferecido também vacinação contra a Influenza. A Roda de Conversa foi feita com representantes da Rede de Proteção da Pessoa Idosa, enquanto a apresentação teatral teve como tema: Não me Maltrate! Me Ame!!
Satisfação – A aposentada Nair Demetrio, 69 anos, moradora do bairro da Glória, ficou satisfeita em poder cortar o cabelo e fazer o design de sobrancelha. A aposentada, que há cinco anos frequenta o Ceci, onde participa da hidroginástica, disse que o local é acolhedor. “Me sinto feliz em participar da rotina desse local”, frisou.
Por sua vez, Sandra Mota da Conceição, 59 anos, participou da sessão de tranças e do embelezamento das mãos. É uma das participantes das aulas de danças e da memória oferecidas no centro.
A celebração do Dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa foi realizada também por outros CECFs. O Magdalena Arce Daou e o Miranda Leão participaram de uma caminhada com os idosos do grupo de Convivência, que teve o percurso na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com o apoio do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM).

texto: Margarida Galvão