Governo do Amazonas reforça área social e setor primário de Anori

Texto e fotos: Emanuel Siqueira

O Governo do Amazonas está reforçando a área social e o setor primário do município de Anori com duas grandes ações lideradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (FPS) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). As atividades aconteceram na manhã deste sábado, 25 de julho.

A primeira ação aconteceu por volta das 11h, na Comunidade São José, na região ribeirinha do município. A localidade foi beneficiada pela Seas com a doação de 180 cestas básicas, 80 kits de higiene e 50 kits de limpeza. A iniciativa teve a presença da secretária da Seas, Maricília Costa, da secretária adjunta Andréa Cidade, e da secretária executiva do FPS, Kathlen dos Santos, e faz parte da política estadual de enfrentamento e prevenção à pandemia da Covid-19 determinada pelo governador Wilson Lima.

A secretária Maricília enfatizou que, conforme orientação do governador Wilson Lima, a Seas tem levado ações emergenciais de enfrentamento à pandemia aos lugares mais distantes, seja por terra, ar ou água. “Estamos trazendo para essas famílias cestas básicas e kits de higiene e limpeza. É uma comunidade que fica bastante longe de Anori e que neste momento está precisando de apoio do Governo”, disse a titular da Seas.

O agricultor Fausto da Silva Gomes, que representa os moradores das comunidades Liberdade 1 e 2, Santa Maria e São José do Ambé, disse que a doação vai beneficiar aproximadamente 200 famílias da região. “Hoje nós agradecemos muito pelo desempenho que ele teve de olhar para o setor primário aqui da nossa comunidade, que são os agricultores que levam sempre o pão de cada dia para a cidade. Eu agradeço de coração ao Governo e a sua comitiva que estão trazendo esse material para a nossa comunidade”, enalteceu o líder comunitário.

Amparo ao cidadão – A segunda atividade foi realizada às 12h, na quadra de esportes da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra. Atendendo uma solicitação da Associação de Serviço Social e Amparo ao Cidadão (Assac), a Seas entregou 100 cestas básicas, 70 kits de limpeza e 50 kits de higiene, garantindo segurança alimentar e incentivando a prevenção do novo coronavírus junto aos associados.

“Queremos agradecer ao nosso governador Wilson Lima por sempre estar dando apoio à Assac. Com certeza, nesse momento de pandemia vai ser muito útil para as famílias carentes do município de Anori que estavam precisando de apoio”, disse o presidente da Assac, Francisco Lene.

Setor primário – No mesmo local, o FPS entregou simbolicamente 21 aeradores, (equipamento usado na psicultura e que incorpora oxigênio à agua),   seis triciclos e um caminhão baú, adquiridos por meio de edital. A secretária executiva Kathlen dos Santos destacou que os implementos vão beneficiar a Associação Profissional dos Pescadores de Anori (Aspa) e a Associação dos Aquicultores de Anori (AAA).

De acordo com o FPS, o fomento às duas entidades vai ajudar a desenvolver a piscicultura  local e garantir a melhoria na qualidade de vida dos associados, assegurando sua sobrevivência, aprimorando o fornecimento do pescado com maior qualidade, sem a  intervenção de atravessador, gerando lucro e contribuindo para renda das famílias.

Apoio técnico- A Seas também realizou apoio técnico no município de Anori prestando orientações e monitoramento referentes aos serviços tipificados da Proteção Social Básica, que têm por objetivo prevenir situações de risco social.

Edmara Travassos de Andrade, Gerente da Gerência de Serviços e Ações Intersetoriais da Proteção Social Básica (DPSB) explicou que a equipe da secretaria visitou o equipamento social Centro de Referência de Assistência Social (Cras) onde os técnicos prestaram orientações sobre os serviços tipificados, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif),  Serviço de Convivência e  Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e um terceiro serviço que é o  Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que  contribui para a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoa idosa aos serviços e a toda rede socioassistencial.

“Nós vamos conversar sobre RMA, que é o Registro Mensal de Atendimentos Diário e vamos conversar sobre o trabalho realizado pela equipe técnica de referência para prestar todas as orientações e monitoramento para que a política de assistência social alcance a quem dela precisa, de maneira qualificada”, pontuou.