Governo do Amazonas estimula qualificação no Mutirão

Texto: Tânia Brandão/ Fotos: Miguel Almeida
A parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) está qualificando dez cabeleireiros que já atuam no mercado de trabalho. O curso de escovista, que iniciou no dia 23 de novembro e termina no próximo dia 21, está sendo realizado no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, zona Norte de Manaus.
A coordenadora do Cetam Jussara Negreiros, explica que a turma fechou em 10 alunos para seguir as recomendações de prevenção da Covid-19. Mas outros cursos dessa natureza já estão previstos para o ano que vem e que o objetivo é permitir que profissionais da área ofereçam um serviço diferenciado.
“Essa iniciativa é muito importante para a geração de renda e nesse trabalho a parceria é fundamental. Agradeço o apoio da Seas e da FAAR que possibilitam a realização de cursos que possibilitam que o profissional aperfeiçoe seus conhecimentos e ofereça um serviço diferenciado”, explica.
Impacto social – O diretor do CECF Teonízia Lobo, Hefrânio Maia destaca que o impacto social dessa iniciativa é muito positivo e demonstra o comprometimento do Governo do Amazonas em oferecer alternativas para a geração de renda.
“O impacto social é tremendo porque esse mercado cresce 40% ao ano é um mercado latente. Um profissional bem qualificado na área de embelezamento tem capacidade de ter uma renda que varia de R$ 1 mil e R$ 7 mil por mês. A proposta do Governo do Amazonas é que as pessoas montem seu negócio e gerem emprego e renda na própria comunidade”, frisou.
Renda- A cabeleireira Yone Coelho informa que há dois vem fazendo cursos ofertados pelo Cetam no Centro de Convivência Teonízia Lobo e a partir dos conhecimentos tem conseguido gerar renda para manter sua família. O curso de escovismo, ressalta, é uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos.
“Já tivemos outros cursos para iniciantes ofertados pelo Cetam e pela Seas e esses cursos são uma oportunidade que a gente tem de pagar nossas contas. Consigo manter minhas duas famílias na escola com o que sei. O curso de escovista no fim do ano significa a melhoria da prática e uma renda a mais”, resume.
Domínio da técnica- Destinado a profissionais o curso proporciona o domínio das técnicas de escovação e contato com uma nova tecnologia de produtos capilares para que os cabelos fiquem maleáveis com uma escovação duradoura, explica instrutora do Cetam,  Siroaid Passos.
“A partir do domínio dessas técnicas e do conhecimento de novos produtos o profissional pode ter um serviço de alta qualidade e com isso pode gerar mais renda. O objetivo realmente é qualificar essa mão de obra”, finaliza.