CECF Maria de Miranda Leão: Idosos confeccionam máscaras e ensaiam marchinhas para o Carnaval

Texto: Margarida Galvão / Foto: Juliana Siqueira

Uma oficina de máscaras, animada por antigas marchinhas de Carnaval marcaram, na manhã desta terça-feira (06/02), as atividades momescas do Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona centro-oeste. A programação contemplou os integrantes dos grupos ‘Estimulando a Memória’ e ‘Mais Ativo’, formados por pessoas a partir dos 60 anos.

Além de trabalhar a concentração e criatividade dos comunitários, as atividades foram uma espécie de ‘esquenta’ para o Baile de Carnaval do Miranda que vai acontecer na sexta-feira (09/02), das 15h às 18h, para os frequentadores do centro. Os idosos vão aproveitar para usar no baile as máscaras confeccionadas na oficina.

Descontração

Os integrantes dos grupos viveram momentos de descontração na oficina e no ensaio para o baile de sexta-feira no CECF Maria de Miranda Leão, um dos sete centros mantidos pelo governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e parceiros.

A idosa Clarice de Souza Dantas, 78 anos, participante dos dois grupos, admite se sentir renovada ao participar dessas programações, o que vem fazendo há 14 anos desde que o aparelho público foi criado. “Além de fazer e cultivar novas amizades, aprendemos a valorizar esses momentos com os demais integrantes dos grupos”, disse.

Por sua vez, Ana Lucia Araújo da Costa, 74 anos, há 14 anos participa das atividades oferecidas no Centro. “Estou aqui desde o início das atividades,  me sinto parte dessa família”, disse. “Às vezes estou triste, mas quando chego aqui me envolvo nas atividades e saio feliz”, garante.

As profissionais da Seas que trabalham com os grupos, a pedagoga Jane Lopes e a assistente social Mary Jane Pinho, dizem que o objetivo do trabalho nos grupos de convivência com os idosos é estimular a memória, desenvolver a criatividade, a concentração e propiciar a união entre os participantes, que são atendidos no local de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.