Casa do Migrante Jacamim realiza sessões de interação e entretenimento para acolhidos

Texto: Ana Luiza Santos / Fotos: Jimmy Christian

Visando o bem-estar e o acolhimento humanizado de seus acolhidos, a Casa do Migrante Jacamim, realiza, toda semana, atividades que proporcionam lazer e entretenimento para os acolhidos. Na tarde desta quarta-feira (08/02), o abrigo administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), proporcionou uma sessão de filmes aos acolhidos do local.

Além de filmes, as pessoas acolhidas também participam de rodas de conversa sobre os mais variados temas, além de exercícios de respiração e interação. De acordo com a psicóloga da instituição, Gisele Moura, programações que promovem lazer e entretenimento são de extrema importância para os acolhidos da Casa do Migrante Jacamim.

“Quando proporcionamos momentos como este, abrimos as portas para que se sintam à vontade para falar como estão se sentindo. Hoje, por exemplo, assistimos a um filme, servimos lanche e, após isso, tivemos um momento de reflexão. A maioria de nossos acolhidos está em Manaus para algum tratamento de saúde, longe de casa e da família. Essas atividades trazem leveza ao momento que estão passando”, disse.

O abrigo, situado na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus, tem capacidade para 50 pessoas e ofereceu abrigo para 498 usuários em todo o ano de 2022. O espaço oferece acolhimento imediato e emergencial para pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira em situação de vulnerabilidade, com uma permanência máxima de 90 dias.

O público-alvo são migrantes estaduais, nacionais e internacionais. Além do acolhimento, a Casa Jacamim também realizou 4.331 atendimentos e 7.440 atividades internas e externas, até dezembro do ano passado. Os acolhidos no local recebem cinco refeições ao dia, além de atendimento integral e gratuito, com acompanhamento psicossocial.