Articulação entre secretarias para acolhimento de venezuelanos

Nesta terça-feira pela manhã (15), a Secretária de Assistência Social, Márcia Sahdo, visitou o local que vai abrigar os venezuelanos indígenas e não indígenas que estão chegando em Manaus. O local, que compreende dois anexos da Escola Estadual Padre Luiz Ruas, foi cedido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Seduc, fica na Rua Bom Jesus, s/no, bairro Zumbi 3, Zona Leste de Manaus.

A Seas está participando da ação de limpeza e adequação das instalações disponibilizando oito funcionários, que somados aos sete da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Semasc, realizarão a retirada de entulhos, resíduos e a remoção do forro dos anexos. No local serão instalados quartos, banheiros, cozinha comunitária e a parte administrativa para o acolhimento dos imigrantes será reestruturada.

Na sexta-feira (18), representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, irão avaliar o local para fazer um diagnóstico sobre como este deve ser adequado às necessidades dos venezuelanos refugiados em Manaus.

Após cumprir esta visita, a secretária Márcia Sahdo foi até a casa de Acolhimento Temporário, na Alameda Cosme Ferreira, bairro do Coroado, Zona Leste de Manaus, que abriga atualmente 59 venezuelanos. No local estão instalados 35 quartos com duas camas e um ventilador cada, cozinha, banheiros, lavanderia comunitária e área de lazer. A Seas contribui fornecendo produtos de higiene, serviços de limpeza e conservação do abrigo e os serviços de segurança no local.

O acolhimento dos venezuelanos está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado através da   Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para apresentar propostas para o acolhimento dos venezuelanos refugiados em Manaus.