Abrigo do Coroado promove festa de Páscoa para crianças e adolescentes que receberam kits

Texto: Margarida Galvão/ Foto: Kerolyn Leigue/Seas

O Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Saiaf), conhecido como Abrigo do Coroado, voltado para o atendimento de famílias e adultos venezuelanos, promoveu nesta segunda-feira (18/04) uma manhã de lazer em comemoração à Páscoa para crianças e adolescentes abrigados. Além de brincadeiras, as crianças saborearam doces, chocolates, pipocas e ainda receberam kits doados pela Operação Acolhida e pela própria comunidade.

O diretor da unidade, Ednaldo Gomes, agradeceu o apoio do cel. Alexandre Moliner, da Operação Acolhida, que doou 38 kits, que se somaram a outros 30 doados pela comunidade do entorno. O dirigente destacou a importância do evento como símbolo da Páscoa, ressaltando ser realizador ver a felicidade dessas crianças no dia a dia, e mais ainda em um evento como este.

Acompanhados dos filhos, os pais venezuelanos apoiaram o evento destinado aos menores, destacando a importância da acolhida proporcionada no Abrigo do Coroado, mantido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). No local, os refugiados venezuelanos recebem alimentação, atendimento psicossocial, acolhimento humanizado e apoio pedagógico.

Desemprego – Para Moises Monroi, 40 anos, que há três semanas está acolhido no centro, juntamente com a esposa e a filha de 2 anos, é gratificante ter esse apoio, haja vista que foi obrigado a abandonar seu país por conta das dificuldades enfrentadas pela falta de emprego. Na Venezuela, trabalhou como técnico catalizador de petróleo, onde fazia limpeza nas máquinas da indústria PDVSA, uma refinaria de petróleo que hoje se encontra fechada. “Em Manaus, tenho feito alguns bicos como ajudante de pedreiro”, disse.

Adriana Carolina Bello, de 20 anos, e o esposo Jeferson Ramon Hernandez, de 23 anos, estão há 6 meses no Brasil, dos quais, 4 meses em Manaus e nos dois últimos meses foram encaminhados para o abrigo, juntamente com dois filhos de 2 e 4 anos. O casal também veio para o Brasil em busca de melhorias. “Trabalhei como eletricista, panificador, borracheiro e assistente técnico na Venezuela. Aqui em Manaus, até agora, tenho trabalhado como ajudante de pedreiro”, disse o marido. Futuramente o casal pretende voltar para seu país de origem, onde fixou os pais de ambos e demais familiares.

O que é – O Abrigo do Coroado possui atualmente 99 acolhidos, sendo 18 crianças de 0 a 5 anos; 19 de 6 a 11 anos; 8 adolescentes, o restante é formado por adultos e idosos. O local tem capacidade para acolher 140 pessoas e oferece alimentação, atendimento psicossocial, acolhimento humanizado e apoio pedagógico para os abrigados que ocupam os 35 dormitórios do local. A meta é sempre atender o público alvo, ofertar segurança e finalizar com a promoção do processo de desacolhimento ou interiorização em condições dígnas.