Conferência magna reafirma presença do Sistema Único de Assistência Social no Amazonas

Texto: Ana Luiza Santos/ Foto: Miguel Almeida/Seas

 

A Conferência Magna realizada nesta quinta-feira (28/10), durante a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social do Amazonas, destacou a dimensão do estado para a execução do cofinanciamento e reafirmou a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), iniciou ontem (27/10) e segue até esta quinta.

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a palestra foi comandada pela assistente social Andreia Carla Santana, mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A expositora afirmou que todas as diversidades regionais devem ser levadas em consideração para a elaboração de políticas públicas da assistência social, sendo o Amazonas um exemplo da relevância desse trabalho.

“O Amazonas, assim como a região Norte em si, é imenso e diverso. Sabemos que aqui, por exemplo, os rios são as estradas, e precisamos levar isso em consideração ao pensarmos no cofinanciamento. A regionalidade precisa ser um critério”, disse.

Andréia Carla Santana também parabenizou a presença de delegados e gestores de todos os 62 municípios do estado na conferência.

“Fiquei muito feliz em saber que quase todos os municípios fizeram suas conferências e estão presentes com seus delegados e gestores. Isso facilita muito a comunicação, avaliação, discussão e, principalmente, reafirma o papel essencial do Suas no estado”, completou.

O primeiro dia da conferência estadual teve a participação de delegados eleitos nas conferências realizadas nos 62 municípios, além de representantes do Ministério da Cidadania, na quarta-feira, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Nesta quinta-feira, além das discussões em cinco diferentes eixos temáticos, o evento vai eleger os delegados que vão representar o estado na 12ª Conferência Nacional de Assistência Social.

Neste ano, o tema da Conferência é “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social”.