Wilson Lima destaca atuação da Seas e participa de entrega de equipamentos, ar condicionados e carros

Texto: Margarida Galvão/ Fotos: Jander da Silva Souza

Com a presença do governador Wilson Lima (PSC), acompanhado da primeira-dama, Taiana Lima, secretários estaduais e municipais além de prefeitos, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou na manhã desta quarta-feira (4/9) a entrega de 10 carros utilitários, da marca Renault Kwid, dois micro-ônibus, equipamentos de informática, bens móveis, eletrônicos e ar condicionados. As doações vão atender os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e visam estruturar a Rede de Proteção Básica do Estado do Amazonas.

Na ocasião foram realizadas três ações: Um termo de fomento com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), no valor total de R$ 6.065.795,83 (seis milhões, sessenta e cinco mil, setecentos e noventa e cinco reais e oitenta e três centavos); entrega de equipamentos aos CRAS, oriundos de emendas parlamentares do senador Omar Aziz, e do ex-deputado federal Pauderney Avelino, além do convênio Calha Norte, via Ministério da Defesa, referente aos automóveis provenientes de emendas parlamentares da ex-deputada federal Conceição Sampaio que somam um total de R$ 944.350,00 (novecentos e quarenta e quatro mil e trezentos e cinquenta reais).

A secretária da Seas, Márcia Sahdo, destacou que os materiais entregues são oriundos de emendas parlamentares, ainda de 2016, e se trata do primeiro lote que está sendo entregue de ar condicionados e móveis para Cras e Creas. A dirigente mencionou ainda que a Seas aproveitou a ocasião para beneficiar as 19 OSCs, que somam um total de 23 projetos e os Cras da capital e do interior para atender a população mais vulnerável. “Nessa ação os Cras são os maiores beneficiados, mas nos demais lotes os maiores beneficiários serão os Creas”, explicou.

Vale destacar que o impacto dessa ação será enorme para os Centros Sociais de Convivência de Idosos e da Família e os Cras pelo fato de melhorar a qualidade do atendimento à clientela. “Estamos deixando para trás aquela história de que o pobre pode ser tratado de qualquer maneira”, disse Márcia Sahdo, ressaltando que todos as pessoas merecem ser bem tratadas, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade. “São moveis, ar condicionados, para que as pessoas se sintam mais confortáveis na hora do atendimento, enquanto os micro-ônibus vão atender idosos dos Centro de Convivência da Família e do Idoso e os outros carros foram distribuídos entre os centros e delegacias, um visando atender a política das mulheres, além da assistência social”, completou.

De acordo com o governador Wilson Lima, a ação da Seas é de grande importância para o atendimento de idosos e crianças, citando como exemplo os ônibus entregues aos Centros que são adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção. Wilson Lima destacou ainda a entrega de aproximadamente R$ 6,5 milhões para ajudar as OSCS e os materiais de informática que vão ajudar nas estruturas dos Cras de vários municípios do interior. “Tudo isso é uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a área social” mencionou o dirigente do Executivo, ressaltando ser essa uma forma de ajudar essas instituições, que em sua maioria, enfrentam dificuldades para continua o trabalho com crianças, idosos e a família de um modo geral.

Wilson Lima disse que o governo vai trabalhar para ampliar essa ajuda no ano que vem, lembrando que os recursos que seu governo está trabalhado estão aquém da demanda que encontrou. O governador disse ainda que

uma das suas maiores preocupações, quando assumiu o governo do Amazonas, era fazer com que as secretarias se comunicassem e isso está sendo possível. “Um trabalho conjunto faz com que as ações sejam fortalecidas e é isso que queremos”, frisou.

Benefícios beneficiados

Além de Manaus, os municípios contemplados nesta ação da Seas foram Amaturá, Pauiní, Santo Antônio do Içá, Lábrea, Guajará, Novo Airão, Borba, Juruá, Benjamim Constant, Itamarati, Anorí, São Paulo de Olivença, Ipixuna, Jutaí, Barcelos, Beruri, Envira, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro e Tapauá.

O prefeito de Lábrea, Gean Barros, agradeceu o empenho do governo do Estado por meio da Seas, na ajuda dada aos municípios contemplados com equipamentos de informática, bens móveis, eletrônicos, ar condicionados e carros, ressaltando que esses benefícios vão contribuir com os serviços sociais oferecidos à população. O prefeito lamentou que a burocracia tenha prejudicado os municípios no que diz respeito ao recebimento desses benefícios para atender às famílias que vivem em vulnerabilidade.

A ex-deputada federal, Conceição Sampaio, atual Secretária Municipal de Assistência Social, Conceição Sampaio, destacou que durante quatro anos na Câmara Federa foi possível entender que fazer assistência social no Brasil é um desafio, diante de 12 milhões de pessoas desempregadas, o que gera um impacto social grande. “Mesmo assim tive a felicidade de poder alocar para o Amazonas emendas parlamentares que pudesse hoje contemplar o trabalho que é feito diariamente em defesa do ser humano com a entrega de 12 veículos para fortalecer o trabalho da terceira idade, e das delegacias para cuidar dos idosos e mulheres”, disse.

A representante das OSCS, Magali Araújo, pertencente a Rede Acolher, agradeceu a ajuda governamental, informando que o trabalho das 19 entidades envolvendo adultos, idosos e a população de rua se traduz em 5 mil atendimentos mensais entre diretos e indiretos. Segundo Magali, esse trabalho envolve a parte mais vulnerável da sociedade, incluindo quebra de vínculos, crianças abandonadas, precisando de assistência, afora as pessoas que necessitam comer, beber e vestir. “Governador, nosso trabalho visa diminuir o sofrimento dessas pessoas, daí a necessidade de que essa ajuda seja contínua o ano todos”, apelou.