Seas vai promover atendimento jurídico e psicossocial às mulheres em Centros Estaduais de Atendimento a Família

Texto: Margarida Galvão/ Foto: Divulgação/ Seas

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), vai contemplar as usuárias de quatro Centros Estaduais de Convivência da Família, espalhados na cidade, com serviços jurídico e psicossocial. O público feminino vai participar também de rodas de conversa sobre os direitos da mulheres, prevenção à violência, canais de denúncia e rede de proteção à mulher.

A ação vai iniciar na próxima semana, resultado de uma parceria da Seas com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que vai encaminhar a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher para os CECFs. O horário de atendimento será das 8h30 às 15h30.

Os trabalhos começam pelo CECF Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antonio, zona oeste de Manaus nos dias 24 e 25 de janeiro. No dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro será a vez do CECF Padre Pedro Vignola, zona Norte. Nos dias 08 e 09 de fevereiro o ônibus de atendimento móvel da mulher vai estar no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. Nos dias 15 e 16 de fevereiro a ação vai ocorrer no Centro Estadual de Convivência da Família CECF Teonizia Lobo, entre as zonas norte e leste de Manaus.

O atendimento social será voltado para o Cadastro Único, instrumento de mapeamento e identificação das famílias de baixa renda para retratar a situação socioeconômica da população. Também serão feitas rodas de conversas sobre a violência doméstica contra a mulher e orientações sobre a Lei Maria da Penha
Na parte psicológica, vai ter um atendimento de suporte psicológico para identificar as demandas e dependendo da necessidade da entrevistada, a mesma será encaminhada para acompanhamento no Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).

Modelo Multidisciplinar

A unidade móvel é um modelo de atendimento multidisciplinar composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e direito, além da participação de outros profissionais que possam participar dando palestras ou oficinas, possibilitando a identificação de demandas que usualmente não são observadas em um primeiro momento.

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, esclarece que esse serviço é fruto de uma parceria com a Semasc, no qual serão realizados atendimentos, nos CECFs, com orientação jurídica e psicossocial, principalmente sobre o Cadastro Único. “Parcerias como essa, são sempre bem-vindas, pois, todos os serviços, atendimentos, informação ou orientação voltados para os nossos usuários, principalmente, neste momento em que mudanças ocorrerão, e os usuários beneficiários do Bolsa Família estão cheios de dúvidas”, disse.

Segundo Ítala, essa ação é mais uma forma de facilitar o atendimento ao usuário da assistência, a fim de obter informações concretas para que os beneficiários não percam o acesso a tudo que o Cadastro Único oferece, e informar as famílias com situação cadastral pendente, de como realizar agendamento de novos cadastros.

Relação dos Centros com as respectivas datas para atendimento da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, da Semasc

24 e 25/01- CECF Magdalena Arce Daou – Santo Antonio

31/01 e 01/02 – CECF Padre Pedro Vignola – Cidade Nova

08 e 09/02 – CECI Aparecida – Aparecida

15 e 16/02 – CECF Teonízia Lobo – Mutirão