Seas realiza festa circense para crianças do Abrigo do Coroado

Texto: Tânia Brandão/ Fotos: Jander Souza

Uma festa cheia de cores, música, doces e muitos presentes marcou o Dia das Crianças no Abrigo do Coroado, que acolhe refugiados venezuelanos, comemorado nesta sexta-feira (11/10). Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o espaço abriga atualmente 215 venezuelanos, dos quais 68 são crianças.

A decoração seguiu a temática circense e os palhaços fizeram a alegria das crianças com jogos, coreografias e pinturas no rosto. Organizada pela equipe da Seas, a festa teve como objetivo reforçar a ideia de acolhimento para o público infantil que está longe do seu país, em condição de refúgio.

A titular da Seas, Márcia Sahdo, explicou que os brinquedos foram arrecadados numa campanha interna feita junto aos servidores da Seas. A equipe do abrigo organizou tudo desde a decoração ao contato com os palhaços, a produção do bolo e doação de picolés.

“Nós nos esforçamos para que as crianças possam sentir que elas são lembradas e como qualquer outra criança, elas são amadas. É importante a gente festejar e mostrar para os pais que estamos aqui para somar com eles nesse momento tão difícil, mas que não devemos deixar de festejar aquilo que é preciso festejar que é a vida e a alegria das crianças”, pontuou.

Alejandro Briceño, há dois meses no abrigo, segurava o filho no colo, aguardando pacientemente que a pintura no rosto do pequeno fosse concluída. “Eu acho muito bom isso que está acontecendo porque ocupa a mente das crianças e da gente também, porque já temos muitos problemas que nos preocupam. Hoje as crianças estão muito felizes”.

Para a abrigada, Ana Lara Patrícia, a festa das crianças foi uma oportunidade de se distrair e não pensar tanto nos desafios se adaptar a uma nova realidade. “É bom ter uma distração, as crianças estão gostando muito”.

Educação infantil – A Seas está fechando parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para oferecer educação infantil para as crianças abrigadas. A previsão é de que ainda no mês de outubro as atividades comecem.

As aulas acontecerão numa sala multiuso onde funciona a brinquedoteca e que também serve para outras atividades como rodas de conversa e espaço de estudo e pesquisa para os adolescentes que estão matriculados na ensino regular. Uma professora da Semed já foi visitar o espaço hoje (11/10) e vai passar por um treinamento a ser ministrado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), antes de iniciar as aulas.