Seas promove cursos do Capacita Suas para 150 pessoas

O Departamento de Gestão do Suas (DGSuas), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), realiza no período de 25 a 29 de novembro cursos de capacitação e formação que fazem parte do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). As atividades irão se concentrar na Unidade I do Centro Universitário do Norte (Uninorte).

 

Texto: Tânia Brandão / Fotos: Jander Souza – SEAS

Elaborada em parceria com a Universidade Estado do Amazonas (UEA), o CapacitaSuas vai oferecer três cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social e Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas.

No total, 150 pessoas participarão dos cursos, cuja carga horária é de 40 horas, com uma programação que inicia às 8h e termina às 17h. A diretora do DGSuas, Paula Siqueira, explica que os cursos de Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social são  direcionados especificamente para os servidores que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, por sua vez, pode ser feito por qualquer pessoa que queira contribuir para a melhoria do Suas.

 

“O curso de Controle Social é direcionado para aquele cidadão que opera no controle social e tem vontade de atuar com conselheiro, por exemplo”. Ela acrescenta que, com essa iniciativa, a Seas espera que a política de assistência social seja aprimorada. “Sempre que o DGSuas realiza ações como essas, nós almejamos que a política de assistência social seja compreendida pelas pessoas envolvidas, sejam elas, técnicos, gestores e usuários. Mas que principalmente o usuário seja capacitado, porque ele é quem valida o aprimoramento dessa política”, reforçou.

 

Esta já é a segunda fase do Capacita Suas, que surge de demanda do Ministério da Cidadania que viabiliza os recursos necessários para que o Governo do Estado, por meio da Seas, promova a capacitação. Em Manaus, os cursos serão ministrados por professores da UEA, instituição de ensino responsável por toda a parte pedagógica da capacitação.

 

Esta já é a terceira turma do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) no Amazonas na atual gestão da Seas. Já foram realizados cursos semelhantes nos Polos Manicoré e Tefé. Em Manaus, os próximos cursos estão programados para o o período de 16 a 20 de dezembro, na UEA.