Seas investe em exercícios para promover bem-estar de servidores que se recuperaram da Covid-19

Texto: Tânia Brandão/ Fotos: Miguel Almeida

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) cumpre mais uma etapa para desenvolver e valorizar os seus servidores. Na manhã desta terça-feira (28/07), os profissionais que foram acometidos pela Covid-19 participaram de uma sessão especial de exercícios respiratórios para melhorar sua disposição física.

A primeira sessão da fisioterapia respiratória foi realizada no auditório da secretaria, pelo setor de Bem-Estar do servidor. As técnicas respiratórias executadas tiveram como base o pilates, trabalhando principalmente braços, ombros e pescoço, mas respeitando o limite físico de cada um.

A professora de Educação Física, Emile Paes, que é supervisora no projeto Aprimora Suas, desenvolvido pela Seas, explicou que a escolha pelo pilates se deu porque, ao se exercitar, o praticante toma consciência da respiração e da postura correta para manter sua saúde. Como a capacidade pulmonar do doente de Covid-19 fica comprometida, o pilates é um importante recurso terapêutico.

“Essa doença debilita muito os pulmões, e aquelas atividades corriqueiras, que as pessoas faziam normalmente, já as deixam muito cansadas. Andar um pouquinho, ficar em lugares um pouco abafados representam dificuldade para respirar. Para trabalhar essas sequelas, realizamos uma primeira sessão de exercícios nos músculos e na respiração”, explicou.

Consequências – Quando foi acometida da doença, a servidora Sônia Aquino sentiu pouca febre, mas conta que a dor na garanta e a perda de paladar e do olfato, além da exaustão que a impedia de ficar de pé, foram os sintomas mais fortes. De volta ao trabalho, ela conta que a falta de disposição persiste. Mas já percebeu os benefícios dos exercícios, após o término das atividades no auditório.

“No começo senti dificuldade em executar os movimentos, mas depois fui percebendo que minha respiração ficou melhor. Senti uma leveza no corpo, nas articulações, meus pés não estão tão cansados. Foi nota dez essa experiência”, contou.

Ginástica laboral – A segunda sessão da fisioterapia respiratória será realizada na próxima terça-feira (02/08), também pela manhã, no auditório da Seas. A responsável pelo setor de Bem-Estar do servidor, Anna Bernadeth Oliveira Muniz, informa que servidores que não tiveram a doença também querem participar, por isso a sessão será aberta.

Na semana que vem, serão realizadas sessões de ginástica laboral para que os servidores da secretaria possam melhorar sua condição física e mental.

“A gente tem percebido que nossos servidores ficam o dia inteiro sentados, numa condição de sedentarismo que contribui para o surgimento de uma série de problemas físicos e emocionais. Por isso, a secretária Maricília Costa aprovou a ideia de realizarmos estas sessões de ginástica laboral”, explicou.