Seas faz videoconferência sobre Bolsa Família e CadÚnico para gestores de Apuí, Coari e Santa Isabel do Rio Negro

Texto: Margarida Galvão/Foto: Kerolyn Leigue

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou, nesta quinta-feira (13/08), uma videoconferência sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único. A ação foi direcionada a gestores dos municípios de Apuí, Coari e Santa Isabel do Rio Negro. O objetivo da transmissão foi traçar metas e estratégias para que a gestão municipal possa conquistar avanços nessas áreas, ampliando o número de famílias em situação de vulnerabilidade beneficiadas em cada município.

A conversa foi transmitida pela Estação Conecta, do Programa Criança Feliz (PCF), vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). A videoconferência foi coordenada pelas representantes da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Ana Cláudia Soares da Rocha (Seas), Aline Albuquerque da Cruz, da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), e Joselina de Castro Serudo, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Técnicos das áreas de assistência social, saúde e educação de cada município participaram da transmissão.

Conforme a assistente social Ana Cláudia Soares da Rocha, na área da assistência, faz-se necessário que tais municípios realizem a atualização do Cadastro Único com a inserção de novas famílias. Na área da Educação, foi reforçada a necessidade de acompanhamento de crianças e adolescentes em idade escolar.

Segundo Ana Cláudia, a ideia é fortalecer a gestão nesses municípios para que melhorem seu desempenho junto ao Ministério da Cidadania. “Nós nos colocamos à disposição dos técnicos para tirar dúvidas a fim de que façam uma gestão adequada, principalmente no tocante ao Cadastro Único, que reflete nas políticas públicas”, mencionou a coordenadora.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Seas intensificou a realização de videoconferências de maneira a dar continuidade ao trabalho de apoio técnico aos municípios