Seas estimula protagonismo dos idosos

Texto: Margarida Galvão/Foto: Miguel Almeida

As comemorações do Dia do Idoso, celebrado no dia 1º /10, nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso, administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), será bem diferente neste ano, por conta da pandemia que impôs um confinamento bem rigoroso aos idosos. A faixa etária após os 60 anos é classificada como grupo de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Diante da atual realidade pandêmica, as transmissões ao vivo, em tempo real, áudio e vídeo, feitas por meio das redes sociais, têm sido a forma mais eficaz para alcançar um maior número de frequentadores dos sete CECFs mantidos pelo Governo do Amazonas, sendo seis da família e um do idoso.

O Dia 1º de outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa, data instituída pelo Organização das Nações Unidas (ONU). Há 17 anos, se tornou o Dia Nacional do Idoso por conta da Lei 10.741, o Estatuto do Idoso, que neste ano completa 17 anos.

De acordo com a coordenadora do projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, todos os centros têm grupo de idosos, logo, por conta da pandemia, que impôs o isolamento social, a programação deste ano em comemoração à data será toda virtual. Uns centros vão promover lives e outros vão postar vídeos de pessoas falando sobre envelhecimento saudável com qualidade de vida, bem como, postagem de aulão de dança para os idosos. Toda programação vai acontecer por intermédio do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Ítala Rodrigues disse que semanalmente os técnicos de referência dos grupos de idosos, assistente social, psicólogo, pedagogo, mantêm contato com os mesmos pelo WhatsApp, dia e horário que o grupo se reunia presencialmente. “Interagem com eles, mandam uma atividade, um texto, imagem, joguinho, enfim, fazem essa interação com os idosos para os mesmos se sentirem valorizados”, informou.

Estação de lavagem -A coordenadora do projeto ressaltou que o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) é o único centro que vai ter uma programação presencial, mas sem a presença dos idosos, por conta da inauguração do espaço de higienização das mãos. Se trata de uma estação de lavagem das mãos com várias pias instaladas na entrada do centro. “Vão participar as secretárias e técnicos da Seas, bem como das demais secretarias estaduais que tem ação no local”, informou a Ítala Rodrigues, ressaltando que essa é uma forma de comemorar o Dia do Idoso.

Situado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, o Ceci preparou para o dia 1º /10, às 9 h, várias programações, entre as quais, a inauguração do lavabo da entrada do Ceci, denominado “estação de lavagem”, em frente ao painel de Nossa Senhora Aparecida, cuja espaço será abençoado pelo bispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo. “A partir de agora, várias pias ficarão ao dispor dos frequentadores, em sua maioria idosos, para lavagem das mãos”, informou a diretora Lilian Albuquerque.

O Ceci realizará no mesmo dia, às 16h, uma live com o tema “Envelhecimento com Qualidade de Vida e Dignidade”, com a geriatra Dra. Karoline Rodrigues, tendo como mediadora a assistente social Jennifer Gouvêia.

Mutirão – A programação do Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, Mutirão, zona leste, vai acontecer na sexta-feira (02/10), no horário das 8h às 10h. A direção do centro optou por realizar vídeos e compartilha-los via WhatsApp, YouTube, Instagram e Facebook.  A programação inicia com uma dramatização realizada pela equipe multidisciplinar do CECF, cuja temática será: Afetividade familiar com a pessoa idosa.

Às 9h será gravada uma aula prática de ginástica funcional um grupo de donas de casa na faixa etária de 20 a 50 anos. Às 10h será gravado um vídeo do sorteio de brindes para o grupo dos idosos, entre os quais toalhas de banho; perfumes; leques; necessaire, creme corporal e jogos de sabonetes.

Santo Antônio – A programação do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, zona oeste, no Dia do Idoso, será dividia em dois momentos: um vídeo com o professor Neto Azevedo, que irá montar uma aula com exercícios que os usuários possam realizar em casa.

Além disso, será gravado um vídeo, com o Grupo Carimbó Show da 3ª Idade, convidados pelo grupo psicossocial do Magdalena, com o objetivo de homenagear os idosos, levando alegria com a música que retrata a pessoa idosa, como protagonista da sua história, através da dança e da qualidade de vida.

Alvorada – O Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada I, zona centro-oeste, vai realizar sua programação por meio dos grupos de idosos Mais Ativos e Alegria, cujos integrantes irão gravar vídeos caseiros, com ajuda dos familiares, com mensagem para sua família e a comunidade sobre a importância dessa data no dia 01/10. A Diretora Kelly Tavares  informou que alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), vão participar da elaboração de vídeos temáticos em homenagem ao idoso, principalmente para aqueles que fazem parte de seu dia a dia. Esses vídeos serão postados no Facebook do centro.

Japiim – A programação do Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, no Japiim, zona sul, para celebrar a data, vai acontecer nos dias 06, e de 13 a 16/ 10. Se trata de uma ação de sensibilização sobre a pessoa idosa nos grupos de WhatsApp, voltada a necessidade de proteger essa população. Vai ser trabalhada a questão da prevenção de acidentes domésticos, saúde mental, entre outros temas. Além disso, a diretora Mirleide Freitas disse que serão postados vídeos de profissionais da área de educação física sobre exercícios que os idosos podem fazer para melhorar a qualidade de vida deles.

Raiz – Um vídeo com o representante do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Vagner, tratando sobre a política nacional do idoso, conquistas obtidas, faz parte da programação do Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, na Raiz, zona sul, para celebrar a data, que será postado no Facebook do centro.

Cidade Nova – Por sua vez, o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, por meio de sua equipe psicossocial vai fazer uma live em alusão a data que será postada em sua página. No dia 25 de setembro o centro já havia feito uma homenagem por meio de uma live sobre a Política Nacional da Pessoa Idosa. O geriatra Dr. Euler Ribeiro tratou sobre os avanços e desafios da Política Nacional da Pessoa Idosa.