Seas e parceiros celebram “Outubro Rosa” e Dia das Crianças 

Texto: Margarida Galvão

 

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por intermédio dos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso, um total de sete, situados estrategicamente em várias zonas da capital amazonense, está realizando nessa primeira quinzena de outubro várias programações em alusão a campanha mundial “Outubro Rosa” e Dias das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.

As ações envolvem palestras educativas voltadas à prevenção do câncer de mama e de útero, bem como abordando diversas áreas da saúde da mulher, distribuição de folders informativos e de “Laço Rosa”, símbolo da campanha. Além disso, para homenagear as crianças, serão realizadas brincadeiras como gincanas, pula-pula e distribuição de kits de guloseimas.

O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades durante o mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo o mundo.

Programação – O Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, na Raiz, zona centro-sul abriu sua programação no dia 7/10 às 9h, com palestras, distribuição de lacinhos e panfletagem de folders para os alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o único público presente atualmente por conta do Covid-19. Houve também uma palestra com a enfermeira e nutricionista Julyanne Strapasson, sobre prevenção do câncer de mama.

Teonízia Lobo – O mesmo ocorreu no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, Mutirão, zona leste, que no dia 07/10 abriu sua programação com uma palestra para uma média de 40 mulheres que participam do treino funcional no centro, com o tema Prevenção do câncer no colo de útero e de mama. Essas mulheres estão sendo encaminhadas para realizarem exame preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur Virgilio Filho. No dia 16/10, pela manhã, a equipe do psicossocial do centro vai estar na feira do Mutirão entregando folders explicativos motivacional para as mulheres fazerem o exame do colo de útero e de mama.

CECF Magdalena Arce Daou – A programação do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, zona oeste, aconteceu hoje (08/10), com o público presencial das quintas-feiras. As mulheres foram contempladas com a distribuição de kits de beleza da mulher, voltados a autoestima, além de material informativo sobre a importância da prevenção.

Cidade Nova – No Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, a campanha será na quarta-feira (14/10) com a postagem de um vídeo com a enfermeira Laurene Nunes da Cunha, falando sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Se trata de um vídeo motivacional sobre a importância da prevenção. Além disso, a direção do centro vai estar trabalhando nas 20 turmas de alunos do Cetam, atingindo 199 alunos, com essa temática da prevenção por meio de palestras, distribuição de folders e lacinhos.

Miranda Leão – A programação do Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada I, zona centro-oeste, vai acontecer no dia na segunda (19/10)  às 9h, com uma palestra proferida pela enfermeira rural da Vila do Careiro, Francimeire  Araújo. O público alvo são os alunos do Cetam, sobre prevenção do câncer de mama e de útero.

O Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, no Japiim, zona sul, vai realizar sua programação no período de 18 a 30 de outubro com palestras sobre prevenção do câncer de mama e de útero. Presencialmente, com os alunos que fazem cursos do Cetam, no local, e também por meio dos grupos de Convivência pelo WhatsApp.

Live – O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul, vai realizar na sexta-feira (23/10), às 16h, uma live que terá a participação da médica oncologista Caroline dos Anjos, da Sensumed, da psicóloga Rosineide Borges, tendo como mediadora a psicóloga do Ceci, Elisa Barbosa. Essa programação pode ser transmitida pelo  Facebook do centro.

Além disso, o Ceci vai divulgar vídeos sobre a campanha “Outubro Rosa” nas turmas do Cetam enfocando a sensibilização e orientação sobre a importância da prevenção do câncer de útero e de mama. No mesmo dia será postado o depoimento de uma idosa, fazendo um relato de sua luta de enfrentamento no tratamento do câncer. As técnicas de referência vão trabalhar o tema com os Grupos de Convivência pelo WhatsApp.

Programação das Crianças -O Dia das Crianças também está na pauta dos CECFs e Ceci, com programações presenciais e outras virtuais, neste caso de forma reduzida por conta das orientações sobre distanciamento social, decorrente do Covid-19.

O 31 de março optou por uma gincana virtual no período de 5 a 11 de outubro. Os técnicos de referência estão trabalhando temas com as crianças que estão recebendo em casa cartilhas motivando a criação de brinquedos com o material que têm em suas residências.

O Padre Pedro vai realizar amanhã (09/10) sua programação presencial com crianças usuárias do centro que irão participar de algumas brincadeiras, com direito a lanche.

O André Araújo vai promover na terça-feira que vem (13/10) em sua quadra, pela manhã e à tarde, uma gincana para a garotada que faz parte dos grupos de Convivência, um total de 30. Divididos em dois grupos, por conta dos cuidados com a Covid-19, vão participar de brincadeiras como corrida de saco, cabo de guerra, pula-pula. No final terá distribuição de lanches.

O Miranda Leão vai apresentar também na próxima terça-feira (13/10)  uma peça de teatro com fantoches, com o tema direito das Crianças, que será gravada e postada no face do centro.

O Teonízia Lobo vai fazer no dia 13 a distribuição de brinquedos para crianças dos grupos Balanço do Abraço e Colorindo a Vida. Eles vão receber a visita domiciliar dos técnicos de referência, que irão levar guloseimas e brindes.

O Ceci optou por uma programação virtual no período de 13 a 23 de outubro com postagem de fotos dos idosos com seus netos. Dentro dos grupos, serão trabalhados temas motivacionais para que os idosos contem histórias em casa para suas crianças.

O Magdalena Daou, vai realizar no dia 15 de outubro atividade presencial para as crianças que estiverem na feira de produtos regionais realizada no centro toda quinta-feira. Além de brincadeiras será feita a distribuição de sorvetes.