Seas e Amazonas Energia promovem workshop sobre Tarifa Social para gestores da assistência social

Texto: Tânia Brandão/Fotos: Miguel Almeida

Com o objetivo de estreitar o engajamento dos entes envolvidos no projeto Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realiza nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, às 14h, no auditório da secretaria, o workshop sobre a TSEE direcionado aos gestores da assistência social  do interior do estado. O workshop é resultado de uma parceria com a Amazonas Energia e Social Solucions.

A proposta é promover a sensibilização e o engajamento dos envolvidos para que o projeto seja um sucesso, gerando um incremento de receita e melhoria de qualidade de vida para as famílias contempladas pela iniciativa, que foi formalizada no dia 17 de agosto por meio de termo de cooperação técnica entre Governo do Amazonas e Amazonas Energia.

A meta é incluir mais 220 mil famílias do estado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício gera desconto de até 65% na conta de energia e, atualmente, já contempla cerca de 170 mil famílias.

Temas- A importância do projeto para a economia do Estado  e para as famílias em situação de vulnerabilidade  aptas a receber o benefício e as metodologias a serem utilizadas para aplicar o projeto destacando os canais de comunicação e sensibilização junto aos grupos familiares para que tenham acesso à Tarifa Social serão os temas abordados no evento.

Num segundo momento será apresentada a plataforma tecnológica que dará suporte a metodologia adotada para a seleção dos grupos familiares mais vulneráveis a serem contemplados pela iniciativa.

Gestão Social – A partir de um cruzamento de dados entre o Sistema Integrado de Gestão Social e a base de clientes da Amazonas Energia, as informações das famílias identificadas serão repassadas aos municípios, que farão uma busca ativa para atualização cadastral e concessão da tarifa social.

Além disso, as famílias serão alertadas por canais digitais, como SMS, e-mail, WhatsApp e redes sociais, para que possam fazer seus próprios cadastros no portal da Seas (www.seas.am.gov.br); por meio da assistente virtual, que atende pelo WhatsApp (92) 99148-6350; no portal da Amazonas Energia (https://agencia.amazonasenergia.com/tarifa-social); ou pelo telefone 0800 701 3001.

Vulnerabilidade – Têm direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idoso com 65 anos ou mais; e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).