Seas beneficia duas entidades socioassistenciais de Manacapuru na ação ‘Agro Amazonas’

Texto: Emanuel Siqueira/ Foto: Miguel Almeida

O Instituto de Valorização da Vida/Casa Esperança e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foram as duas instituições de Manacapuru contempladas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), no lançamento das “Ações do Agro Amazonas para Semana Santa”. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (30/03), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

A ação do Governo do Amazonas é integrada do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), juntamente com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Segundo a secretária Alessandra Campêlo, a Seas vai beneficiar mais de 40 entidades da capital e interior com a doação dos peixes. Escolhidas para receber o pescado em Manacapuru, a Casa Esperança e a Apae prestam relevantes serviços para a população do município, em suas respectivas áreas de atuação.

“Aqui a gente atua em várias pontas. Primeiro, o setor primário, através do Idam, Sepror e ADS, faz a compra do pescado. Isso gera renda para o pescador artesanal, para o piscicultor, e isso depois é distribuído na outra ponta a quem tem necessidade de garantir seu alimento”, afirmou Alessandra, destacando a importância da iniciativa num momento em que o estado vive o período de pós-segunda onda de pandemia da covid-19.

Parceria – Com mais de 10 anos de história, a Casa Esperança atende 20 crianças em situação de vulnerabilidade social em Manacapuru, além de desenvolver o projeto “Alimentando Vidas”. De acordo com a diretora Ivanita Caldeira, o abrigo atua, sobretudo, no fortalecimento dos vínculos familiares dos usuários. Casa haja necessidade, a casa realiza um trabalho social para que a criança seja inserida numa família substituta.

“Esse fomento que nós recebemos graças a Deus e ao governador vai melhorar nossos serviços cada vez mais, e assim vamos oferecer o melhor para as nossas crianças e adolescentes no município de Manacapuru”, disse Ivanita.

A presidente da Apae de Manacapuru, Lacineide Alves da Silva, esteve na solenidade para receber a doação de peixes, como tambaqui e matrinxã, e agradeceu o apoio do Governo à instituição, principalmente devido ao momento de crise sanitária enfrentada pelos moradores do município.

“Nossos agradecimentos, em nome da família apaeana, ao governador Wilson Lima e à secretária Alessandra Campêlo por todo esse apoio dado à nossa instituição. Nesse momento de pandemia a doação desse pescado é muito importante para a nossa instituição”, disse.