Reeducação alimentar e Dia das Crianças são destaque em atividade no Centro de Convivência da Cidade Nova

Texto: Margarida Galvão/ Fotos: Kerolyn Leigue/Seas

Palestra sobre segurança alimentar e nutricional e manhã recreativa movimentaram público do CECF Padre Pedro Vignola

O Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realizou na manhã da quinta-feira (14/10) uma palestra com o tema “Reeducação Alimentar”, visando a melhoria da saúde da população do entorno, como parte do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. O espaço também recebeu uma atividade alusiva ao Dia das Crianças.

Chamar a atenção dos usuários do Padre Pedro Vignola sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade, dentro da chamada segurança alimentar e nutricional, foi o foco da palestra realizada pela equipe técnica da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan), do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB).

A nutricionista da Gadsan, Ana Angélica Oliveira, disse que os Centros de Convivência foram escolhidos para difundir o Dia Mundial da Alimentação, evento que mobiliza 150 países ao mesmo tempo. Neste ano, o tema chama atenção para a preservação dos alimentos saudáveis. “Trata-se de uma reeducação alimentar nutricional, incentivando a criação de hortas caseiras e de produtos saudáveis”, disse.

A especialista incentivou as mulheres participantes da palestra a criarem um espaço em suas casas para plantarem ervas caseiras como cebolinha, coentro, alecrim, manjericão, orégano, entre outras. As participantes receberam de brinde um pacotinho de sal de ervas, feito de forma caseira.

“É fácil fazer, basta pegar as folhas dessas ervas, desidratar e bater no liquidificar com um pouco de sal”, mencionou Ana Angélica.

Alimentação saudável – A dona de casa Selma da Silva, de 53 anos, moradora do bairro Jorge Teixeira, foi uma das participantes da palestra no Padre Pedro. Ela disse que vai procurar seguir as instruções recebidas, visando propiciar a sua filha uma alimentação saudável.

“Tenho procurado evitar consumir refrigerantes e enlatados, por conta dos conservantes”, disse, ressaltando que vai seguir as orientações de produzir ervas caseiras.

Quatro Centros foram escolhidos para realização da palestra. Além do Padre Pedro e do CECF Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, que recebeu a ação na quarta-feira (13/10), a palestra será realizada nesta sexta (15/10) no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, e, na segunda-feira (18/10), no CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão.

A assistente social Patrícia Maria Medeiros, da Unip – Polo São Geraldo, que também participou como palestrante, elogiou a atitude da Seas de promover ações junto à comunidade, visando educar as pessoas a ter uma alimentação saudável e também lutar pela erradicação da fome que aumentou substancialmente no período da pandemia da Covid-19. “A alimentação saudável é essencial para o bem-estar de crianças, adultos e idosos”, sintetizou.

Dia das Crianças – A manhã recreativa das crianças usuárias do CECF Padre Pedro Vignola, pertencentes aos grupos de balé, hidroginástica e do “Sejusc Abraça”, participaram de brincadeiras como pula-pula, corrida; pintura fácil; lanche; premiação, além de palestra sobre escovação com profissionais da área de saúde bucal.

O diretor do CECF Padre Pedro Vignola, William Fernandes, disse que, além das atividades diárias, as crianças tiveram uma programação especial com direito a brinquedos e lanches. Com relação à palestra sobre reeducação alimentar, o dirigente disse que esse tipo de ação é de grande importância porque ajuda a melhorar a saúde das famílias.

“A ideia é tornar essas ações rotineiras para a gente propiciar aos funcionários e usuários do Centro informações sobre como se alimentar de forma saudável”, frisou.