Líderes comunitários agradecem Governo pelo novo Prato Cheio no Parque Mauá

Foto: Miguel Almeida/Seas

Líderes comunitários do bairro Parque Mauá, zona leste de Manaus, ressaltaram a importância do restaurante popular Prato Cheio, inaugurado na última sexta-feira (06/05) pelo Governo do Estado. O novo equipamento de segurança alimentar vai servir 400 refeições por dia, de segunda a sexta-feira. Agora são 18 unidades do programa social em todo o estado, sendo dez na capital e oito no interior.

O líder comunitário Verilson Santos enalteceu a construção e aponta que chegou a se emocionar ao ver os moradores fazendo fila para almoçar no Prato Cheio.

“O programa Prato Cheio veio para somar com a comunidade naquilo que a gente mais precisa. A gente vive aqui numa comunidade muito carente, onde as pessoas estão na faixa de vulnerabilidade social, passando fome realmente. Cheguei até a me emocionar quando vi aqui essa multidão, vamos estar recebendo cerca de 400 refeições diárias. Então a gente só tem a agradecer ao nosso governador Wilson Lima, a nossa deputada Alessandra Campêlo, esse projeto começou com ela na Seas”, disse.

Para Isaac Ferreira, outro líder comunitário da região, a entrega do Prato Cheio no bairro vai ajudar muitas famílias carentes, além de ser o primeiro restaurante popular da área.

“A gente sabe que esse projeto do governo veio para ajudar muitas famílias. Em nome da associação, a gente tem muito a agradecer ao governador. Nós temos 26 anos de comunidade e nunca teve um olhar de um governo aqui, o governador Wilson Lima é o primeiro governante que entra na nossa comunidade e implanta um projeto dessa magnitude para alcançar várias famílias que estão em extrema vulnerabilidade social”, afirmou.

Segundo Marcelo Marques Lima, líder comunitário e presidente da Liga de Esportes Municipal do Mauazinho, mais conhecido como ‘Patinho’, o bairro realmente necessitava de um projeto como o Prato Cheio, uma vez que muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

“Nesse momento, só temos que agradecer. Estou muito feliz por prestigiar este momento maravilhoso […] Aqui realmente são pessoas de baixa renda, que as vezes não tem nem um retorno para comprar o pão de cada dia. Então, chegou na hora certa, toda a nossa comunidade, as lideranças e o povo estão satisfeitos com esse projeto”, agradeceu Patinho.

Atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social, o restaurante popular é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), via Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan).

O Prato Cheio tem como público-alvo pessoas desempregadas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, e trabalhadores informais que, mesmo voltando gradativamente à ativa, perderam renda devido aos impactos da pandemia da Covid-19.