Governo do Estado oferece reforço escolar através do Projeto Reforça+

Texto: Ana Luiza Santos / Fotos: Jimmy Christian

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), criou o projeto Reforça+ que, coordenado pelo Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (SAIAF), oferece aulas de reforço para acolhidos de todas as idades.

Alunos das redes estadual e municipal frequentam as aulas que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras no Saiaf do Coroado, no período da manhã e da tarde. As pedagogas do Saiaf são responsáveis pelas aulas e por acompanhar junto à instituição de ensino o rendimento do aluno.

“Contamos com o apoio de duas professoras nesse projeto que acontece no contraturno do horário de aula. A maioria dos alunos que participam é estrangeiro, então trabalhamos também a inclusão para que assim melhore a qualidade de ensino”, disse uma das coordenadoras do projeto, Walklane Santos.

Além do aproveitamento escolar, o reforço também tem como objetivo preparar os alunos para o futuro.

“Aqui estamos com alunos de 5 anos de idade e também alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de complementar o que aprendem em sala de aula, o objetivo do projeto é capacitá-los para que conquistem autonomia”, disse a assistente social da instituição, Meire Ramos.

Com capacidade para acolher 200 pessoas, o espaço oferece alimentação, atendimento psicossocial, acolhimento humanizado e apoio pedagógico para os abrigados que ocupam os 38 dormitórios do local, sendo a maioria formada por venezuelanos.