Governo do Estado inicia reconhecimento de áreas para o recebimento da ´Operação Acolhida’ do Governo Federal

Nesta quarta (22), representantes das secretarias de Assistência Social, Justiça Direitos Humanos e Cidadania,  Administração e Gestão e do 6º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército,  iniciaram um processo de reconhecimento de locais para o funcionamento de uma Base de apoio, Posto de Triagem e albergues, que deverão ser instalados para o  atendimento, interiorização e acolhimento dos venezuelanos.

A ação faz parte da Operação Acolhida do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, com previsão para início dentro de 45 dias. Toda a estrutura deve ser instalada nas proximidades do terminal rodoviário de Manaus, onde o migrante deverá ter acesso aos serviços de: expedição de documentos, vacinação, guarda de objetos e acolhimento temporário.

A Operação Acolhida em Manaus será coordenada pelo Ministério da Defesa, com a cooperação dos órgãos estaduais e municipais e a previsão é que pelo menos 80 profissionais trabalhem diretamente nas ações.

A secretaria executiva adjunta Fernanda Ramos, informou que as equipes irão trabalhar de acordo com as orientações da coordenação geral da Força Tarefa Humanitária. “Esta fase de identificação das áreas e do planejamento das ações será fundamental para o sucesso da operação. Estávamos ansiosos pela vinda da Operação para Manaus, uma vez que a migração venezuelana tem sido um desafio diário para os órgãos que trabalham diretamente com essa problemática”.

O coronel Melo silva, engenheiro civil do 6º BEC do Exército explicou que essa fase de reconhecimento das áreas onde os serviços serão implantados é fundamental para desenvolver um bom trabalho e que a partir da autorização dos órgãos envolvidos “todo um trabalho de engenharia com planta baixa, distribuição de locais de acordo com as necessidades da acolhida, vai ser feito para que possamos iniciar a operação”.

Até o dia 29 de março, 757 refugiados entre indígenas e não indígenas foram acolhidos em Manaus, sendo que 437 estão no Abrigo do bairro Alfredo Nascimento; 142 pessoas estão no abrigo da Tarumã, na praça 14 de Janeiro e 178 estão abrigadas no Coroado.