Governo do Amazonas faz doação de cestas básicas e presta assessoramento técnico em Rio Preto da Eva

Texto: Emanuel Siqueira/Fotos: Miguel Almeida

Em mais uma iniciativa de apoio aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social frente à pandemia, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), realizou nesta quinta-feira, dia 23 de julho, pela manhã, a doação de 100 cestas básicas, 50 kits de material de limpeza, 10 colchonetes, cinco lençóis e 150 máscaras no município de Rio Preto da Eva.

A entrega aconteceu na sede da Associação LGBT do município e movimentou grupos da cidade e da rodovia AM-010. A secretária Adjunta da Seas, Andréa Cidade, esteve na cerimônia de entrega e frisou que o governador Wilson Lima é muito sensível quanto à importância de levar apoio às minorias, que sentem muito os impactos da Covid-19.

“Estamos aqui em nome do governador Wilson Lima fazendo um trabalho intenso, nesse contexto de pandemia, com doações de cestas básicas, kits de limpeza e higiene, para apoiar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Esperamos fazer ainda mais para ajudar pessoas que estejam passando por esse período tão delicado”, pontuou.

A presidente do grupo LGBT de Rio Preto da Eva, Sandrinha Pingo de Ouro, disse estar muito satisfeita com a ação, que mostrou o olhar acolhedor da assistência social a quem está em situação de vulnerabilidade frente à Covid-19.

“Quero agradecer de coração ao governador Wilson Lima e à secretária Maricília Costa por terem nos dado esse apoio, olhando para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores em situação de rua e a nossa população LGBT. A gente só tem a agradecer por terem ouvido o nosso clamor e virem aqui para fazer essas entregas”, assinalou.

André Nonato de Souza, representante do movimento LGBT da rodovia AM-010, que também foi beneficiada pela ação do Governo do Amazonas, explicou que os efeitos da pandemia foram muito sentidos pela comunidade LGBT, sendo necessário muito esforço para manter a saúde física e mental.

“Foi muito complicada essa fase porque muitos serviços voltados para a comunidade tiveram que ser suspensos. Por isso, acho maravilhoso esse apoio que a Seas está prestando não só para a população LGBT, mas para os moradores em situação de rua e outros grupos que precisam”.

Além das doações de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, as equipes da Seas realizaram atividades de apoio técnico e monitoramento presencial com todas as atualizações e assessoramento sobre programas, projetos e serviços voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).